Share Button

Pais Ensinam sobre o Sexo

As conversas sobre o sexo, nos dias de hoje, são muito mais comuns e abertas do que eram algumas décadas atrás. Há aspectos positivos e negativos nessa mudança de atitudes da sociedade. Muitos pais lamentam a perda da inocência que caracterizava as crianças em outras gerações. Outros incentivam a sexualização dos seus filhos por meio de roupas, danças e outras atividades obviamente sensuais.

Não podemos ignorar a realidade de que nossos filhos enfrentam uma cultura sensual. Alguns pais, antigamente, sentiam-se envergonhados e constrangidos quando surgia o assunto de sexo com seus filhos, mas no ambiente atual essas conversas são mais naturais e mais necessárias do que nunca. Pais precisam ensinar seus filhos sobre o sexo. Além de tratar das curiosidades naturais e biológicas das crianças e jovens, os pais devem ajudar os filhos a entenderem o sexo conforme as intenções do nosso Criador. Deus criou homem e mulher (Gênesis 1:27-28) e deu para os dois desejos e condições de satisfazer esses desejos. Devemos orientar os filhos sobre esses fatos da perspectiva bíblica.

Consideremos alguns fatos que os filhos precisam aprender:

O sexo é bom. Historicamente, alguns religiosos têm tratado a virgindade como um estado superior ao casamento. O sexo foi apresentado em alguns ensinamentos como consequência do pecado cometido no jardim do Éden e, por isso, visto como impuro. Mas essas ideias fogem do ensinamento bíblico. O sexo foi criado por Deus (Gênesis 1:28; 2:24). A relação sexual, no contexto certo, é pura (Hebreus 13:4). Uma mulher casada e fiel ao marido é descrita na Bíblia como imaculada (Cântico dos Cânticos 5:2; 6:9).

Deus estabeleceu limites para o sexo. Como é o caso com muitas outras coisas boas que Deus criou, o sexo tem sido banalizado. Deus colocou o sexo no contexto do casamento. Em Mateus 19:4-6, Jesus citou o princípio estabelecido quando Deus criou o primeiro casal: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam” (Gênesis 2:24-25). A relação sexual do homem com sua legítima mulher é boa e pura (Hebreus 13:4). Qualquer outra relação sexual foge do plano do Criador e perverte sua intenção para o nosso bem (1 Coríntios 6:18-20).

Deus nos deu o sexo por mais de um motivo. Alguns religiosos têm falhado por ensinar somente uma parte do que a Bíblia diz sobre o propósito do sexo. Sem dúvida, um motivo para o sexo é a procriação. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gênesis 1:27-28). Seria errado, porém, defender a noção de que esse seja o único propósito válido para o sexo. Mesmo depois de pararem de ter filhos, Isaque e Rebeca continuavam sua intimidade como casal (Gênesis 26:8-9). O livro de Cântico dos Cânticos trata da vida de um casal, frisando o prazer dos dois na sua intimidade sexual. O livro de Provérbios avisa contra o adultério enquanto incentiva a relação prazerosa do homem com sua própria mulher (Provérbios 5:15-20). O apóstolo Paulo falou da importância da relação sexual e tratou como pecado a decisão de uma pessoa casada recusar a satisfazer esses desejos naturais do seu cônjuge (1 Coríntios 7:1-5). Deus nos deu o sexo como uma maneira prazerosa de manter um laço especial e exclusivo entre um homem e sua mulher.

O problema não é o sexo, e sim a sua banalização. Tornou-se comum experimentar o sexo antes de casar. Crianças estão expostas a imagens sensuais e até pornográficas na televisão, na Internet e na rua. Jovens vivem pressionados a praticar o sexo como se fosse um esporte para divertimento sem compromisso. As próprias escolas e campanhas do governo incentivam o sexo sem sequer mencionar o conceito do casamento projetado por Deus. Na nossa sociedade, desejos sexuais deixam de ser uma bênção que fortalece o casamento e se tornam uma força dominadora que controla a vida de pessoas que agem como animais. Pais, ensinem e ajudem seus filhos a crescerem com entendimento do plano do nosso Criador e com atitudes saudáveis sobre o sexo. Preparem seus filhos para viverem bem, como Deus deseja.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA