Share Button

Pais Ensinam sobre o Valor da Vida Humana

Deus criou um sistema que, no geral, providencia pais para guiar e instruir filhos. A educação dos filhos envolve diversos aspectos. Da ótica bíblica, ela enfatiza o preparo moral e espiritual de filhos que viverão em um mundo de ideias bem divergentes. Se deixar a educação dos filhos nas mãos de profissionais ou governantes, serão doutrinados conforme os ventos políticos do momento. Se assumir a responsabilidade de educar os filhos de acordo com os princípios bíblicos, serão ensinados conforme as verdades eternas e constantes declaradas pelo próprio Criador.

Um fato fundamental no ensinamento bíblico é a santidade da vida humana. Santidade significa separação, e descreve bem a distinção que Deus fez entre os seres humanos e os animais. Essa separação é evidenciada nos primeiros capítulos da Bíblia. Depois de fazer os animais, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:26-27). Dois fatos principais consagram a vida humana: (1) Homens foram feitos superiores aos animais e com domínio sobre eles, e (2) Homens foram feitos à semelhança de Deus, com a capacidade de amar e decidir. 

Algumas gerações depois, Deus reforçou essa distinção, valorizando e protegendo a vida humana. Depois do dilúvio, ele deu permissão para matar e comer a carne de animais, mas disse a Noé e seus filhos: “Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem” (Gênesis 9:6). 

Pais que respeitam a vontade de Deus ensinam seus filhos sobre o valor da vida humana. Esse ensinamento terá diversas implicações práticas, entre elas:

Ensinamento sobre o homicídio. Deus sempre condenou o homicídio. No trecho de Gênesis 9 citado acima, ele trata como crime capital, decretando a pena de morte como consequência do homicídio. Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado em 2014 mostrou o Brasil com a 11ª maior taxa de homicídio entre 194 países. Os analistas podem apontar diversos motivos socioeconômicos e políticos. Podem falar sobre a polícia, o sistema penal e outros fatores. Mas se todos os pais ensinassem bem seus filhos, estabelecendo como fato bem enraizado a santidade da vida humana, o país poderia perder sua posição vergonhosa.

Ensinamento sobre o suicídio. Embora o suicídio seja menos comum no Brasil do que o homicídio, diferente de alguns países, não deixa de ser um problema que aflige muitas famílias, especialmente no Sul do país. O mesmo princípio citado na proibição do homicídio é válido quando se trata do suicídio. Os pais ensinam seus filhos a valorizarem sua própria vida, entendendo seu lugar especial no plano de Deus. O suicídio não recebe apoio bíblico. Pelo contrário, um homem justo que sofreu muito viu a decisão de dar e tomar a vida como direito divino, não humano (Jó 1:21; 3:1-26).

Ensinamento sobre o aborto. Depois de décadas de campanhas públicas para desumanizar os fetos, o aborto ganhou apoio popular. A mulher que, em 1916, fundou a primeira clínica de aborto nos EUA e que serviu como presidente da International Planned Parenthood Federation (significa Federação Internacional de Planejamento Familiar) de 1952 a 1959 era defensora da eugenia, a seleção dos supostos melhores indivíduos para a continuação da raça humana. Ela abertamente favoreceu a discriminação contra pessoas consideradas inferiores e sugeriu uma política de esterilização de pessoas dessas classes que ela julgava inferiores. Era racista assumida e defensora da noção da supremacia branca que chegou a dizer que “a coisa mais misericordiosa que uma família grande pode fazer para seus bebês é matá-los” (http://www.midiasemmascara.org/artigos/ aborto/11960-planned-parenthood-aborto-racismo-e-eugenia.html). Infelizmente, poucos governos oferecem proteção para um feto, assim facilitando o trabalho de engenheiros sociais que gostariam de controlar a proliferação das pessoas que eles julgam indesejadas por causa da sua raça, defeitos físicos ou limitações intelectuais. Mas pais podem e devem ensinar seus filhos a defender e proteger a vida desde o momento da concepção. 

Pais, ensinem seus filhos a valorizarem a vida humana, pois somos feitos à imagem de Deus!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA