Share Button

Pais Ensinam seus Filhos sobre Jesus

Religião não é brincadeira. Embora as porcentagens relatadas em pesquisas variem, uma porcentagem alta da população brasileira afirma acreditar em Deus, em Jesus e em doutrinas fundamentais ensinadas na Bíblia. Pais que acreditam em Deus e nos princípios apresentados nas Escrituras precisam pensar nas implicações da sua fé na educação dos seus filhos.

A crença no Deus da Bíblia é incompatível com outros sistemas de fé. Vivemos em um mundo dominado pela filosofia pluralista que celebra o ecumenismo. Conforme esse pensamento, todas as crenças são igualmente válidas porque nenhuma fé religiosa passa de um placebo insignificante. Quem realmente acredita no Deus das Escrituras rejeita completamente a noção pluralista e defende e ensina o que Ana, Davi e outros afirmaram: “Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus” (1 Samuel 2:2; 2 Samuel 7:22).

A fé em Jesus exclui a confiança em outros salvadores. Só Deus tem a capacidade de salvar homens dos seus pecados: “Todavia, eu sou o SENHOR, teu Deus, desde a terra do Egito; portanto, não conhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador, senão eu” (Oseias 13:4). O apóstolo Pedro atribuiu essa capacidade salvadora a Jesus Cristo, porque entendeu corretamente que Jesus é Deus (Atos 4:12). Não há outro salvador.

A aceitação da Bíblia nega a possibilidade de seguir outras revelações. Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32). É essa palavra que nos julgará (João 12:48), a mesma palavra que Deus revelou para nos evangelizar (1 Pedro 1:23-25). A palavra foi entregue uma vez por todas (Judas 3). Não há outra revelação para nos guiar à eternidade.

Pais que realmente acreditam comunicarão sua fé aos filhos. Pais que não dão importância para verdades espirituais deixam os filhos indefesos em um mundo hostil à fé, tipicamente desculpando sua negligência com afirmações de manter mentes abertas e não querer doutrinar seus filhos. Vamos entender um fato: se não ensinarmos nossos filhos sobre a verdade de Deus, outros vão fazer de tudo para levá-los para longe de Deus. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

A fé na prática deve ser a mesma ensinada por palavras. Um dos maiores erros de muitos pais é falar uma coisa e fazer outra. É natural dar mais importância para o exemplo e os atos do que para as palavras. Pais que falam de Deus enquanto vivem servindo o Diabo não devem esperar que seus filhos cresçam para serem fiéis a Deus. A palavra hipócrita, sempre usada com sentido negativo, identifica uma pessoa que vive uma coisa e tenta se apresentar de forma diferente, como um ator no teatro.

É questão de vida ou morte. Ensinar e guiar os filhos nas decisões espirituais não é apenas uma responsabilidade dos pais, é sua principal responsabilidade! As escolhas diante de nós, nesse aspecto espiritual, são decisões entre dois caminhos, um que leva à vida eterna e outro que leva à morte eterna, a separação permanente de Deus. Diante disso, outras decisões são de pouca importância. As escolhas de cursos e carreiras afetam algumas décadas da vida, e especialmente influenciam as condições financeiras. A escolha que Deus pede determina o destino eterno, a diferença entre vida e morte (Deuteronômio 30:15). Jesus disse: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7:13-14). 

Para ensinar, precisa saber. Um pai que não entende a matemática não consegue ajudar seu filho com as lições de casa daquela matéria. Um pai que não conhece a Bíblia não consegue ensinar seus filhos sobre esta mensagem de Deus tão importante. Pais responsáveis precisam dedicar tempo à leitura e ao estudo cuidadoso das Escrituras para poderem comunicar a mensagem aos seus filhos. Estude, aplique na vida e ensine aos filhos os princípios eternos de Deus.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA