Share Button

Os Autores dos Salmos

O livro de Salmos é, provavelmente, o mais visto de todos os livros bíblicos. Em muitas casas, uma Bíblia bonita ocupa um lugar de honra e permanece aberta, frequentemente mostrando o Salmo 90 em páginas amareladas.

É triste observar que muitas pessoas não têm lido esse livro, ou não o têm estudado para apreciar suas profundas mensagens espirituais. Para incentivar a leitura dos Salmos, pretendo dedicar alguns artigos nas próximas semanas ao seu conteúdo. Comecemos com algumas informações sobre os autores dos principais hinos de Israel.

Davi, o segundo rei de Israel, escreveu grande parte dos Salmos. A maioria das Bíblias preserva na sua impressão os títulos que identificam os autores de muitos desses hinos, e assim identificamos Davi facilmente como autor de 73 deles. Referências em outros livros da Bíblia atribuem mais meia-dúzia dos Salmos a Davi. Como alguns permanecem anônimos, é provável que ele tenha escrito ainda outros.

A atitude de Davi marcou um contraste nítido em comparação com o procedimento do seu predecessor, Saul. Saul foi escolhido para satisfazer a expectativa do povo, mas se mostrou mais interessado em alcançar suas próprias ambições. Davi, designado por Deus quando ainda jovem nada impressionante para os outros, foi um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22). Davi, como todos os outros homens, cometeu erros e mostrou suas fraquezas, mas sempre demonstrou seu arrependimento e o desejo sincero de estar perto do Senhor.

Seus hinos refletem esse anseio. Ele escreveu: “Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio. Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente” (Salmo 16:1-2). Quando passou por longas noites de sofrimento e perseguição, Davi esperava o dia amanhecer: “Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança” (Salmo 17:15). Depois de cometer graves pecados, esse rei de Israel implorou ao Senhor, desejando voltar ao seu favor: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado” (Salmo 51:1-2).

O que dominou o pensamento de Davi, independente das suas circunstâncias, foi o desejo de manter a comunhão com Deus. Foi essa atitude que ele procurou ensinar para o povo por meio dos seus hinos.

Moisés escreveu o famoso Salmo 90, que começa com estas palavras: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”. Salomão, o filho de Davi, é identificado como autor de dois dos Salmos. Esse terceiro rei de Israel é o autor das palavras simples mas profundas que nos lembram da importância de confiar em Deus em todos os nossos planos: “Se o SENHOR não edifica a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Salmo 127:1).

Quase todos os outros Salmos foram escritos por homens que dirigiam os louvores em Israel. Asafe e os descendentes de Corá contribuíram com diversos hinos. Um dos Salmos de Asafe, por exemplo, trata da dificuldade comum de compreender a justiça de Deus diante das injustiças que observamos nesse mundo (Salmo 73). Ele explica sua crise de fé, dizendo que quase perdeu a confiança no Senhor por causa dessas injustiças. Continuando a mensagem, Asafe mostra a importância de buscar e aceitar as respostas que vêm de Deus, evitando o perigo de cair por causa dos pensamentos limitados e até errados de homens. Outro hino escrito por Asafe (Salmo 78) traça a história do povo de Israel, do Egito até o período do reinado de Davi, mostrando como Deus sempre foi fiel, apesar das muitas falhas do seu povo.

Os autores dos Salmos, guiados pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:20-21), prepararam alguns dos mais belos hinos já escritos. O estudo deles fortalece nosso apreço da grandeza de Deus.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA