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Como Ler os Salmos

O livro de Salmos ocupa um lugar especial na literatura bíblica. É uma coletânea de hinos escritos ao longo de 900 anos por vários autores. Alguns deles (especialmente Davi, Moisés e Salomão) são personagens conhecidos na história do Antigo Testamento, enquanto outros são conhecidos somente no contexto da adoração em Israel por seu trabalho de conduzir o louvor da congregação.

A organização desse livro não segue a ordem cronológica, nem agrupa os hinos conforme seus autores. Os 150 Salmos se dividem em cinco livros que terminam com doxologias, ou seja, expressões de louvor direcionadas a Deus. Acompanhando na sua Bíblia, pode-se ver essas divisões facilmente:

Livro I inclui os primeiros 41 Salmos e encerra com esta doxologia: “Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, de eternidade para a eternidade! Amém e amém!” (Salmo 41:13). Davi escreveu quase todos os Salmos nesse livro.

Livro II vai do Salmo 42 até o 72. Davi escreveu a maioria desses, mas Salomão, Asafe, os Filhos de Corá e possivelmente outros contribuíram com composições. A doxologia no final desse livro diz: “Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele opera prodígios. Bendito para sempre o seu glorioso nome, e da sua glória se encha toda a terra. Amém e amém!” (Salmo 72:18-19).

Asafe e os Filhos de Corá, alguns dos principais responsáveis pelo louvor no templo em Jerusalém, escreveram quase todos os hinos do Livro III (Salmos 73-89). O final desse livro é simples: “Bendito seja o SENHOR para sempre! Amém e amém!” (Salmo 89:52).

No Livro IV, a maioria dos Salmos são anônimos, e os outros atribuídos a Davi e Moisés. Salmo 90, escrito por Moisés, é provavelmente o mais antigo hino no livro de Salmos. Esse Salmo fala da eternidade de Deus em contraste com a vida breve do homem. O Livro IV termina com uma doxologia quase igual à do primeiro livro: “Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, de eternidade a eternidade; e todo o povo diga: Amém! Aleluia!” (Salmo 106:48). Essa mensagem convida a participação da congregação, nos lembrando do seu papel na adoração pública.

A maioria dos hinos no Livro V são anônimos, e Davi e Salomão são identificados como autores dos outros. Nesse livro, a doxologia é maior. Todo o Salmo 150, que começa e termina com a expressão “Aleluia!” (que Deus seja louvado), é a conclusão de louvor desse último livro e da coleção inteira.

Muitos dos Salmos são hinos independentes que não identificam seu contexto histórico, enquanto outros citam fatos históricos e acontecimentos da vida do autor. Podemos determinar datas aproximadas de alguns, mas não de todos.

Por serem poemas ou hinos, os Salmos têm características musicais. Algumas delas se perdem na tradução. Alguns estudiosos comentam que a poesia hebraica não enfatizava tanto o ritmo ou rimas, e sim o paralelismo das ideias. Essas características de “rimas de ideias” são mais facilmente preservadas na tradução do hebraico para o português. Entre os exemplos mais óbvios do paralelismo estão estes dois:

O paralelismo sinonímico, em que a mesma ideia é repetida em outras palavras. “Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?” (Salmo 15:1).

O paralelismo antitético, no qual duas linhas apresentam um contraste. “Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá” (Salmo 1:6).

Quando ler ou estudar o livro de Salmos, preste atenção nas informações fornecidas sobre o autor e seu contexto histórico, e aprecie a riqueza das mensagens de louvor preservados nesse livro fascinante.

-por Dennis Allan


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