Share Button

Salmo 6: O SENHOR Ouviu a Minha Súplica

Nosso estado emocional e espiritual afeta o bem-estar físico. É comum ver uma pessoa angustiada ou deprimida apresentar sintomas de doenças físicas, e de ver esses mesmos sintomas sumirem se o problema que os causou for resolvido. No Salmo 6, Davi citou os efeitos físicos do seu sofrimento em consequência do seu próprio pecado e por causa dos adversários que o maltratavam.

O cabeçalho do Salmo 6 inclui instruções musicais para seu uso na adoração em Israel. Foi confiado ao mestre de canto a tarefa de conduzir esse Salmo para ser acompanhado por instrumentos de oito cordas. Como o uso de instrumentos musicais foi característica da adoração no templo, essa anotação nos lembra do empenho de Davi em preparar as coisas para a construção do templo e organizar o culto para glorificar o Senhor. A adoração em Jerusalém não foi feita desleixadamente, conforme o humor de cada pessoa; foi um trabalho realizado com planejamento e dedicação. Ainda hoje, Deus deseja reuniões espirituais realizadas com decência e ordem (1 Coríntios 14:40).

A introdução atribui o Salmo a Davi, mas não identifica seu contexto histórico. Considerando a mensagem e o tom do Salmo, uma boa possibilidade seria no início do reinado de Davi, talvez logo depois de ser aceito como rei pela nação inteira. A leitura dos primeiros quatro capítulos de 2 Samuel, que registram as dificuldades que Davi enfrentou para consolidar o reino, serve para enriquecer o entendimento da mensagem desse Salmo. Deus já havia nomeado Davi como sucessor de Saul, mas a aceitação do novo rei pelo povo não foi imediata. O povo do sul de Israel, no território de Judá, aclamou Davi como rei logo após a morte de Saul, mas muitos apoiaram como rei o único filho sobrevivente de Saul, Isbosete. Houve conflito entre os defensores dos dois, e Davi foi aceito pela nação inteira somente depois da morte de Isbosete.

O Salmo inclui um elemento que não recebeu destaque nos anteriores, e até sugere a possibilidade de um outro contexto na vida de Davi (realmente não sabemos quando esse Salmo foi escrito): a penitência do autor. Nesse hino, Davi pede a misericórdia de Deus diante do castigo divino (versos 1 e 2). Diferente das afirmações da íntima comunhão com o Senhor que caracterizavam os primeiros Salmos, esse mostra a preocupação de Davi com sua distância de Deus, e sua ansiedade para voltar a gozar o favor do Senhor (versos 3 a 5).

O Salmo se divide em duas partes principais. Davi pede a compaixão divina (versos 1 a 7), e depois afirma ter recebido a libertação solicitada (versos 8 a 10). Vamos examinar essas duas partes do hino.

Davi abre o Salmo com uma oração urgente, na qual ele implora ao Senhor pedindo compaixão e a restauração da comunhão (versos 1 a 5). Ele admite ser merecedor do castigo de Deus e sente-se abalado por sua separação de Deus. Não é difícil citar exemplos de pecado na vida de Davi, inclusive no período que antecede sua ascensão ao trono em Israel.

A pergunta “Até quando?” (verso 3) é comum no Antigo Testamento, geralmente indicativa do desespero do homem longe da proteção divina. Davi reconhece a real possibilidade da sua morte, mas seu apelo não é egoísta. Ele diz que o serviço ao Senhor seria interrompido pela morte, e ele quer continuar louvando a Deus (verso 4). Davi sofria muito durante esse período, chorando todas as noites. O sofrimento de Davi não foi apenas uma questão de castigo divino por causa dos seus erros. Ele sofre por causa dos seus adversários.

Nos últimos três versos, Davi ocupa novamente a posição de justo protegido dos adversários que praticam a iniquidade. Deus ouviu sua petição e, evidentemente, afastou de Davi seu castigo. Agora, a ira de Deus foca os inimigos, os pecadores que não mostraram o mesmo coração contrito.

Enfrentar adversários humanos é difícil. Encarar tais inimigos sem o apoio divino é muito pior. Davi não temia os homens, mas não queria tomar mais um passo sem a comunhão de Deus.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA