Share Button

Salmo 108: Sê Exaltado, ó Deus

Davi se destaca entre os servos do Senhor no Antigo Testamento por sua dedicação à adoração. Ele escreveu a maioria dos Salmos contidos nesse livro rico de louvor e, com certeza, incentivou outros autores a compor vários dos demais hinos usados pelos judeus no templo em Jerusalém. Davi foi o instrumento usado por Deus para oferecer segurança à nação na terra que Deus havia dado a Israel 400 anos antes. Apesar das suas grandes proezas como guerreiro, o coração desse líder estava no santuário onde os cânticos de louvor foram entoados para honrar o Criador, e não no campo de batalha.

Davi dominava a música. Na juventude, ele se destacou nas suas habilidades e foi chamado à corte do rei Saul para tocar a harpa. Mas o interesse de Davi na música foi muito além do seu benefício em acalmar as emoções de uma pessoa ansiosa. Ele aprendeu a cantar, tocar instrumentos, compor hinos e organizar as apresentações para a glória do Senhor, o único merecedor da adoração dos homens.

Com esse domínio da música espiritual e pela direção do Espírito Santo (2 Pedro 1:20-21), Davi escreveu muitos salmos completamente originais. Seus salmos consideram a história da nação e olham para o futuro em mensagens proféticas, até sobre a vinda do Messias, ou Cristo.

Alguns dos seus salmos, porém, não apresentam conteúdo novo. Em alguns momentos, Davi reutilizava versos que ele havia publicado anteriormente. Salmo 108 é uma composição que utiliza partes dos Salmos 57 e 60.

Enquanto Salmo 57 vem do contexto da fuga de Davi diante de Saul, Salmo 60 foi escrito vários anos depois e se refere às vitórias de Davi e seus servos nas guerras do início do seu reinado. Não sabemos a ocasião exata da composição do Salmo 108, mas parece provável que seria na mesma época do Salmo 60, pois inclui os comentários sobre os adversários subjugados.

O que um salmo tem a ver com o outro? Qual o vínculo entre um salmo escrito por Davi sobre sua fuga de Saul e outro ocasionado por uma campanha militar? A melhor maneira de responder a essas perguntas é pela leitura dos três Salmos para observar o que Davi usou dos Salmos 57 e 60 para compor o Salmo 108.

Os primeiros cinco versos do Salmo 108 são basicamente iguais aos últimos versos do Salmo 57. Quando estudamos o Salmo 57, observamos que os primeiros versos comunicam a angústia de Davi, cercado por leões (seus perseguidores), e os últimos versos expressam sua confiança no Senhor. Salmo 108 não começa com apelos de uma pessoa perseguida, e sim com a confiança de um líder vitorioso que dá glória a Deus por suas conquistas: “Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma”. 

As experiências de Davi antes de ser coroado serviam para prepará-lo para governar o povo. Ele aprendeu a importância da humilde dependência em Deus, uma atitude bem diferente do narcisismo do seu predecessor, Saul. Deus lhe deu vitórias sobre feras no campo que aumentaram sua confiança para derrubar Golias. Da mesma maneira que achou em Deus o livramento das perseguições de um rei ciumento, Davi confiou em Deus para lhe dar vitórias sobre os inimigos de Israel. 

A segunda parte do Salmo 108 traz essa mensagem particular à atenção da nação. A questão não é apenas do livramento de um homem perseguido, e sim da fé do povo no Senhor. Os últimos versos assumem uma voz coletiva quando falam dos “teus amados”, dos “nossos exércitos” e das proezas feitas em Deus contra “os nossos adversários” (versos 6,11,13). 

Davi desejava que todos os israelitas mostrassem a mesma confiança em Deus de que ele precisou na caverna quando fugia de Saul. Dos mais escuros recintos do desespero, os apelos dos amados de Deus seriam ouvidos e respondidos. Quando estudamos esse Salmo, 3.000 anos depois do reinado de Davi, aprendemos a confiar no mesmo Deus!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA