Share Button

Salmo 110: “Sacerdote para Sempre”

Com apenas sete versos, o Salmo 110 é citado diretamente no Novo Testamento mais do que qualquer outro hino desse grande livro. Seu significado foi claramente definido por Jesus Cristo e sua importância teológica é destacada pelos autores do livro de Atos e várias das Epístolas do Novo Testamento. Dois temas desse Salmo estão interligados ao longo do livro de Hebreus na demonstração da posição única de Jesus Cristo como Rei Eterno e Sumo Sacerdote para sempre.

Jesus validou a atribuição, encontrada no título, do Salmo 110 a Davi (Mateus 22:43-45). Mas o importante segundo rei de Israel falava de outro, um descendente que seria muito mais importante do que ele.

“Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. O SENHOR enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos” (versos 1 e 2).

Foi o primeiro verso do Salmo que Jesus citou para mostrar para as autoridades religiosas do seu dia que ainda não entendiam as profecias sobre o Messias. Davi, na sua mensagem profética, chamou o Cristo de “meu senhor”, pois a posição de Jesus seria muito superior à do rei que escreveu esse hino. O cetro ou bastão do rei representa não somente a autoridade da tribo de Judá (Gênesis 49:10) mas, especificamente, o domínio messiânico (Salmo 2:9).

“Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens” (verso 3).

Embora o trecho enfatize a autoridade de Jesus, a submissão dos seus súditos é voluntária e oferecida com alegria. Jesus não conquista com crueldade e força, como grandes guerreiros históricos. Ele converte os corações de homens que se mostram dispostos a se entregar a ele. Isso, em parte, porque ele é diferente de todos os outros reis, como o próximo verso revela.

“O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (verso 4).

Esse verso introduz um segundo papel ocupado por Jesus. Ele é Rei e Sacerdote. Davi era rei de Israel, cujas leis claramente proibiam que um rei também servisse como sacerdote. Nem Jesus, o Filho de Deus em carne, poderia servir como sacerdote sob aquele sistema, pois não veio da tribo de Levi (Hebreus 7:13-14; 8:4). O argumento desenvolvido no livro de Hebreus, usando o texto desse Salmo como parte da sua defesa, é que Jesus pode ser rei e sacerdote porque ele introduziu uma nova aliança, cumprindo e removendo o pacto feito com os israelitas no monte Sinai.

Cristo é o Rei e Sacerdote que governa sobre os sujeitos voluntários que se entregam a ele. Mas aqueles que não vêm com “santos ornamentos”, preparados para dar a devida honra ao seu Senhor? Os últimos versos do Salmo voltam ao tema do poder, mas dessa vez expandindo o ponto do verso 2, o domínio sobre os inimigos.

“O Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis. Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra. De caminho, bebe na torrente e passa de cabeça erguida” (versos 5 a 7).

Essas imagens são de batalhas decisivas e rápidas, com a vitória total para o Messias. É pura insensatez rejeitar o Criador do Universo e se rebelar contra o Senhor dos senhores e Rei dos reis. A vitória final e absoluta de Jesus sobre todos os seus inimigos, inclusive a própria morte, é proclamada ao longo das Escrituras. A mensagem de conforto é que o Rei Jesus é o mesmo Sacerdote que nos reconcilia com seu Pai para que possamos participar da sua vitória. Paulo escreveu 1.000 anos depois de Davi: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA