Share Button

Salmo 20: “Ó SENHOR, Dá Vitória ao Rei”

O reinado de Davi foi marcado por suas guerras. Depois de mais de 300 anos de anarquia e 40 anos do reinado de Saul, um rei egoísta e fraco, Israel enfrentava ameaças em todas as suas fronteiras. Caiu para Davi a responsabilidade de conduzir os soldados de Israel em uma série de batalhas para estabelecer a segurança da nação. Encontramos registros das guerras de Davi em vários capítulos de 2 Samuel. O capítulo 8 descreve uma série de batalhas contra nações vizinhas. Os capítulos 10 e 12 apresentam mais detalhes de conflitos com os amonitas e os siros (também conhecidos como arameus). Os capítulos 21 e 23 destacam os feitos de alguns dos principais guerreiros do período. Davi foi um homem de guerra, encarregado com a segurança nacional do povo de Israel.

Salmo 20 pode ser visto como um hino nacional, preparado para a adoração em Jerusalém. O povo entoa esse cântico em apoio ao rei que sai à guerra contra os inimigos de Israel.

Os primeiros cinco versos revelam uma atitude importante por parte desse rei. O povo não apenas deseja o sucesso dele no campo de batalha, mas os sujeitos reconhecem a profunda espiritualidade do rei e desejam que Deus conceda o que ele tem pedido.

“O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. Do seu santuário te envie socorro e desde Sião te sustenha. Lembre-se de todas as tuas ofertas de manjares e aceite os teus holocaustos. Conceda-te segundo o teu coração e realize todos os teus desígnios. Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o SENHOR a todos os teus votos” (versos 1 a 5).

Israel não apenas fez súplicas ao favor do seu rei, como também pediu que Deus atendesse às orações que o próprio rei já havia feito. A dedicação desse rei a Deus é vista nas várias maneiras que ele oferecia serviço ao Senhor. Ele fazia ofertas, holocaustos e votos, demonstrando sua dependência de Deus. Efetivamente, esses primeiros cinco versos do Salmo servem como uma forte declaração de “Amém” (que assim seja) do povo, ao ouvir as súplicas do seu rei.

Não vivemos hoje em uma teocracia, uma nação governada por leis reveladas diretamente por Deus, como foi o caso de Israel antigo. Todas as nações, porém, ainda estão sujeitas ao domínio de Deus (Daniel 4:32; Romanos 13:1). Como seria diferente se os poderosos governantes reconhecessem sua subordinação a Deus e dessem exemplos de humilde dependência do Criador do universo. Homens arrogantes e autossuficientes são derrubados. Os humildes servos do Senhor serão exaltados.

Verso 6 parece ser a resposta de uma pessoa, diferente dos versos anteriores e posteriores que apresentam os apelos e conclusões do povo usando pronomes e verbos no plural. Esse verso pode ser a reação do próprio rei, vendo como Deus respondeu às suas orações e às da nação. “Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra” (verso 6).

O povo fala de novo nos últimos versos do Salmo, usando expressões que merecem destaque:

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé. Ó SENHOR, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos” (versos 7 a 9).

Carros e cavalos davam grandes vantagens nas guerras da época, mas o povo de Deus aprendeu a confiar no Senhor, e não na força de homens mortais e suas invenções.

Como o rei Davi prefigurou Jesus, vale a pena voltar e ler esse Salmo novamente pensando em Cristo. Seu povo deseja sua vitória. Ele mostrou sua dedicação ao Pai em orações, súplicas, serviço e sacrifício. E ele foi vitorioso e foi exaltado para reinar sobre todos. Deus responde às orações dos fiéis!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA