Share Button

Salmo 21: Na Tua Força, SENHOR, o Rei se Alegra!

Nem sempre percebemos motivos que explicam a sequência dos Salmos, mas não há dúvida de que o Salmo 21 completa a mensagem do anterior. No Salmo 20, Israel levantou súplicas a favor do rei e guerreiro que pelejava contra os inimigos da nação. Aquele hino termina com a vitória do rei, e este inicia com palavras de louvor a Deus por ter lhe dado bom êxito.

Na leitura do Salmo 21, observamos algumas coisas sobre sua estrutura. O hino começa e termina louvando a força de Deus (versos 1 e 13). O Salmo se divide em duas partes principais. Os primeiros versos comunicam a alegria dos fiéis ao ver que Deus respondeu às suas orações e deu vitória ao rei (versos 1 a 7). A segunda parte focaliza os efeitos da ira de Deus contra seus inimigos (versos 8 a 12). O último verso reforça o tema geral da força de Deus.

Da perspectiva dos escolhidos, protegidos pela poderosa mão de Deus, a vitória do rei é motivo de alegria:

“Na tua força, SENHOR, o rei se alegra! E como exulta com a tua salvação!” (verso 1). Diferente da arrogância rebelde que caracteriza muitos líderes, tanto modernos como antigos, a humildade e dependência de Deus são os elementos fundamentais do serviço desse rei. Ele não se vê como o salvador, mas como um homem que precisa da salvação que Deus, e somente ele, oferece.

“Satisfizeste-lhe o desejo do coração e não lhe negaste as súplicas dos seus lábios” (verso 2). Deus ouviu as orações do rei. Seu desejo não foi egoísta, mas uma vontade de servir ao Senhor, defender o certo, e proteger o povo sobre quem ele governava.

“Pois o supres das bênçãos de bondade; pões-lhe na cabeça uma coroa de ouro puro” (verso 3). O poder de Davi não veio dele mesmo, e nem do povo, pois foi Deus quem coroou esse monarca. Nenhum governante deve se considerar autossuficiente, pois os homens só lideram com a permissão do Senhor.

“Ele te pediu vida, e tu lha deste; sim, longevidade para todo o sempre” (verso 4). Não era apenas o poder de Davi que dependia de Deus. Sua própria vida continuava pela misericórdia do Senhor. Sobreviveu perseguições e guerras porque Deus lhe deu vida! É importante para cada ser humano entender que a sua existência e sobrevivência dependem do Senhor.

“Grande lhe é a glória da tua salvação; de esplendor e majestade o sobrevestiste. Pois o puseste por bênção para sempre e o encheste de gozo com a tua presença” (versos 5 e 6). É comum para reis e outras pessoas vestidas de autoridade agirem com orgulho e chamar atenção para si. Trajes e cerimônias especiais enfatizam a grandeza desses líderes. Mas Davi não procurou essa atenção, porque sabia que a glória e a honra pertencem ao Senhor. Qualquer esplendor que se manifesta em Davi vem de Deus.

“O rei confia no SENHOR e pela misericórdia do Altíssimo jamais vacilará” (verso 7). A firmeza do rei e o sucesso do seu governo foram resultados da sua fé. Davi acreditou em Deus e demonstrou sua confiança até nos momentos mais difíceis. Assim, permaneceu firme.

O resto do Salmo 21 mostra um contraste fundamental. Davi confiava no Senhor e recebia sua proteção, mas os inimigos e malfeitores foram rejeitados e fortemente castigados. Nos versos 8 a 12, Deus traz a ira contra os inimigos, frustrando seus planos e deixando-os sem herdeiros.

Diante de um contraste tão claro entre os fiéis e os ímpios, o único caminho sensato é a submissão ao Senhor. O Salmo encerra com palavras de adoração ao único que a merece: “Exalta-te, SENHOR, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder” (verso 13).

Deus ouviu e respondeu às orações do rei justo que confiava no Senhor.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970.

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2016 Karl Hennecke, USA