Share Button

Salmo 71: Os Meus Lábios Estão Cheios do Teu Louvor

“Em ti, SENHOR, me refugio; não seja eu jamais envergonhado” (Salmo 71:1). Com essas palavras inicia um Salmo de louvor apresentado sem identificação do autor. A comparação dos primeiros versos desse Salmo com o início do Salmo 31 nos leva a reconhecer a possibilidade de Davi ser o autor, e os temas tratados são semelhantes aos hinos escritos pelo segundo rei de Israel. O autor pede a proteção divina e o livramento dos seus perseguidores, mas o foco está no louvor devido a Deus por ser sempre fiel em cuidar dos fiéis. Ele mostra seu desejo de ensinar os outros sobre as grandezas do Senhor durante toda a sua vida.

O apelo ao Senhor por livramento e proteção, encontrado nos primeiros três versos, é muito parecido com a abertura do Salmo 31, escrito por Davi. O salmista mostra seu conceito da força de Deus com as palavras empregadas: refúgio, rocha e fortaleza. O Deus forte é, também, o justo salvador.

O autor pede livramento “das garras do homem injusto e cruel” (verso 4) e enfatiza os fundamentos da sua fé em Deus, pois ele é a esperança, a confiança e a fonte de apoio (versos 4 a 6). Logo no verso 6, ele introduz o tema que se repete ao longo do hino: o louvor devido e dado ao Senhor. Observemos alguns exemplos dessa ênfase:

“...tu és motivo para os meus louvores constantemente” (verso 6).

“Os meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente” (verso 8).

“Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais. A minha boca relatará a tua justiça e de contínuo os feitos da tua salvação, ainda que eu não saiba o seu número” (versos 14 e 15).

“Eu também te louvo com a lira, celebro a tua verdade, ó meu Deus; cantar-te-ei salmos na harpa, ó Santo de Israel. Os meus lábios exultarão quando eu te salmodiar; também exultará a minha alma, que remiste. Igualmente a minha língua celebrará a tua justiça todo o dia...” (versos 22 a 24).

O louvor é vertical, dirigido para o Senhor nos céus. Esse Salmo inclui, também, um elemento horizontal, pois o autor fala dos seus ensinamentos aos outros. Vejamos alguns exemplos:

“Tu me tens ensinado, ó Deus, desde a minha mocidade; e até agora tenho anunciado as tuas maravilhas” (verso 17).

“Não me desampares, pois, ó Deus, até a minha velhice e às cãs; até que tenha eu declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder” (verso 18).

A ênfase do Salmo 71 na adoração e no ensinamento serve para nos lembrar das reações apropriadas de qualquer pessoa que recebe a salvação que Deus nos oferece. Quando entendemos que Deus nos resgatou do abismo da perdição, consequência dos nossos próprios pecados contra o Criador, é normal demonstrar a profunda gratidão no louvor. Os muitos atos de adoração dirigidos a Jesus nos relatos do Evangelho ilustram o entendimento desse fato. Quando Cristo curou, ressuscitou e perdoou, os beneficiados naturalmente louvaram seu Salvador.

A outra reação natural é a proclamação da mensagem aos outros, o ensinamento sobre a grandeza de Deus e dos seus feitos. Davi, Asafe e outros cantores de Israel, que viviam contemplando a majestade do Senhor, se preocupavam em compartilhar com outros a palavra de Deus. Nesse Salmo, o autor falou de ensinar sobre o poder de Deus para a presente geração e para outras que viriam depois.

Deus, como Salvador, é merecedor de honra e glória. A mensagem da sua grandeza é para todos!

- por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA