Share Button

Salmo 23: O SENHOR é o Meu Pastor

O Salmo 23 é, provavelmente, o mais conhecido e mais citado dos hinos desse livro de louvor. A mensagem escrita por Davi, um pastor de ovelhas escolhido por Deus para cuidar do povo de Israel, fala da perspectiva de uma ovelha sob a proteção do Supremo Pastor.

“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre” (Salmo 23).

Como sugere a abordagem do Salmo, uma comparação da relação do servo com Deus com a confiança de uma ovelha no seu pastor, o foco do salmista está totalmente no que Deus faz, e não em alguma capacidade do servo humano. Ovelhas são conhecidas por serem animais extremamente dependentes, incapazes de se proteger ou de sair de perigos sem ajuda. Que descrição perfeita para pensar no ser humano diante do seu Criador! Do começo ao fim desse cântico, Davi reconhece Deus como a fonte do seu sustento, sua segurança e sua própria vida.

O pastor divino alimenta suas ovelhas. Davi foi um modelo de dedicação ao estudo das Escrituras, meditando constantemente nas mensagens reveladas por Deus. Ele comparou a palavra de Deus com ouro precioso e com mel delicioso (Salmo 19:7-10).

Esse pastor dá descanso para seu rebanho. O conceito de descanso é introduzido na primeira semana da história bíblica, e continua como tema importante até o fim do Novo Testamento. Deus descansou das suas obras da Criação no sétimo dia (Gênesis 2:1-3). Quando ele separou os israelitas como seu povo especial, Deus lhes deu o sábado de descanso como aliança especial (Êxodo 31:15-17). Mas a noção de descanso se torna bem maior quando chegamos à mensagem do evangelho. Jesus ofereceu aos cansados e sobrecarregados o descanso para a alma (Mateus 11:28-30), o alívio que recebemos quando ele perdoa as nossas ofensas contra nosso Criador. Ainda olhando para frente, o principal descanso se define na esperança da vida eterna no céu (Hebreus 4:9-14). Na mensagem consoladora do livro de Apocalipse, encontramos esta promessa de descanso: “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” (Apocalipse 14:13).

O grande pastor guia as ovelhas. Um pastor de ovelhas conduz esses animais a lugares seguros onde podem se alimentar e descansar em paz. Nos assuntos mais importantes da vida, o homem é incapaz de achar o caminho sozinho. Ele depende de Deus para guiá-lo: “Eu sei, ó SENHOR, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23).

O supremo pastor protege e consola seu rebanho, mesmo quando ameaçados de morte. Explicações do equipamento de pastores primitivos frequentemente frisam a função do bordão para proteger e corrigir e do cajado para resgatar. A ideia de uma ovelha passar debaixo do cajado do pastor sugere um contato íntimo com seu dono, que separa seu rebanho dos predadores que o ameaçam (Ezequiel 20:37-38).

Nos últimos dois versos desse Salmo, Davi foge da figura de ovelhas para descrever a bênção da comunhão com Deus em termos humanos. O servo do Senhor é exaltado acima dos seus adversários quando ungido por Deus (uma figura que inclui reis no Antigo Testamento e cristãos no Novo - 1 João 2:27), e vive com a confiança de morar com seu pastor divino para sempre!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA