Share Button

Salmo 14: O Insensato se Engana

“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.” Com essas palavras, Davi inicia o Salmo 14, um hino muito parecido com o Salmo 53. Sua mensagem repetida é de grande importância e precisa ser ouvida em nossa época, pois o ceticismo ameaça a eternidade de muitas pessoas.

Pesquisadores enfrentam dificuldades em identificar ateus. Estatísticas publicadas tipicamente variam, em parte, por causa dos termos usados. Algumas pessoas categoricamente negam a existência de Deus, enquanto outras não afirmam crença em Deus ou expressam suas dúvidas sobre o assunto. Dependendo da linguagem usada, as pesquisas apontam números bem diferentes. A Enciclopédia Britânica registra 2% da população mundial como ateus. Outras pesquisas, juntando ateus, agnósticos, não religiosos e secularistas, registram até 14% das pessoas como descrentes.

Embora a natureza e o objeto da fé da maioria da população variem muito, ainda é interessante notar que a crença na existência de Deus domina o pensamento humano. Apesar de séculos de ensinamento de cientistas e filósofos que negam a existência de Deus, uma porcentagem alta das pessoas ainda acredita em um Ser Superior. Desde a infância, somos bombardeados por explicações naturais da existência do universo e das suas muito variadas formas de vida, mas a maioria continua a acreditar em Deus. Nos programas de televisão, nos colégios e nas faculdades, jovens são doutrinados com o ateísmo, mas a maioria continua acreditando em Deus. Muitos cientistas, inclusive aqueles que se aderem à ideia de Desenho Inteligente, também afirmam sua fé em um Criador Inteligente. Esses fatos não são surpreendentes quando nos lembramos dos argumentos bíblicos sobre as evidências da existência de Deus na natureza (Salmo 19:1-6; Romanos 1:20-21).

Davi disse que negar Deus é insensato, ou seja, tolice! Da perspectiva dele, o ateu nega o óbvio para justificar sua vontade de autonomia. Se Deus não existe, não há ninguém superior a nós para impor princípios morais ou para julgar a conduta dos seres humanos (verso 1).

Ele continua: “Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (versos 2 e 3). O apóstolo Paulo usou esse mesmo trecho para falar dos pecados de pessoas que acreditam em Deus, mas ainda assim desobedecem sua palavra (Romanos 3:10-12). Esse fato levanta uma pergunta importante para nossa reflexão: O que é pior, uma pessoa que não obedece a Deus porque não crê nele, ou uma pessoa que crê em Deus, mas se rebela contra a vontade do Criador?

Esse Salmo continua sua progressão, ficando cada vez mais específico na sua mensagem. Começou com a desobediência dos descrentes. Depois, comentou sobre o desvio daqueles que acreditam, mas não obedecem. Nos últimos versos, apresenta um contraste entre aqueles que abusavam do povo de Deus e os humildes e justos que buscavam refúgio no Senhor: “Acaso, não entendem todos os obreiros da iniquidade, que devoram o meu povo, como quem come pão, que não invocam o SENHOR? Tomar-se-ão de grande pavor, porque Deus está com a linhagem do justo. Meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o SENHOR é o seu refúgio. Tomara de Sião viesse já a salvação de Israel! Quando o SENHOR restaurar a sorte do seu povo, então, exultará Jacó, e Israel se alegrará” (versos 4 a 7).

Davi demonstrou sua confiança em Deus. Ele não seria movido pelo ceticismo dos ateus, nem pela força dos opressores. Ele acreditava em Deus, não somente na teoria, mas na prática. Aqueles que demonstram sua fé pela humilde obediência podem confiar na proteção divina.

Resumindo as atitudes apresentadas no Salmo 14, cada um de nós escolhe como encarar as evidências da existência de Deus e a revelação da sua vontade. Podemos negar Deus completamente, ou podemos admitir a sua existência mas rejeitar a sua vontade. Ou, se formos sensatos, vamos escolher ser humildes e obedientes para achar refúgio no Senhor.

Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA