Share Button

Salmo 138: O SENHOR é Excelso

Como muitos dos hinos de louvor compostos por Davi, o Salmo 138 não identifica seu contexto e não cita nenhum fato histórico específico como pano de fundo. As verdades afirmadas em louvor a Deus poderiam ser ditas em qualquer lugar ou momento.

No início do Salmo, Davi oferece seu próprio louvor:

“Render-te-ei graças, SENHOR, de todo o meu coração; na presença dos poderosos te cantarei louvores. Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra. No dia em que eu clamei, tu me acudiste e alentaste a força de minha alma” (versos 1 a 3).

Davi não mostrou vergonha de Deus, cantando louvores na presença de pessoas em posições altas (provavelmente os reis mencionados no verso 4). Ele reconheceu a misericórdia de Deus em um sentido muito pessoal, pois Deus havia respondido quando ele pediu ajuda (verso 3). Na abertura do Salmo, Davi mostrou seu entendimento de:

1) Sua própria posição. Davi não demonstrou o orgulho de um rei, e sim a humildade de um servo.

2) A posição dos outros reis. Podem ser vistos como poderosos em comparação com outros homens, mas ainda ocupavam seus lugares subordinados ao Senhor.

3) A posição de Deus acima de tudo e de todos.

Na segunda parte desse cântico, Davi fala do louvor que os próprios poderosos dariam para Deus:

“Render-te-ão graças, ó SENHOR, todos os reis da terra, quando ouvirem as palavras da tua boca, e cantarão os caminhos do SENHOR, pois grande é a glória do SENHOR” (versos 4 e 5).

Obviamente, muitos reis têm ouvido e desprezado as palavras do Senhor, mas tal soberba é tolice. O rei do Egito não admitiu a soberania de Deus (Êxodo 5:2), e foi humilhado por meio de uma série de castigos que Deus mandou sobre sua nação. Depois da décima praga, ele insistiu que os hebreus saíssem da sua terra e ainda pediu que o abençoassem (Êxodo 12:31-32). O orgulhoso Nabucodonosor, rei da Babilônia, foi humilhado por Deus e, depois, disse: “Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba” (Daniel 4:37). Os reis sábios que aceitam a palavra do Senhor se humilham diante dele.

Deus, sendo muito superior a todos, sabe como tratar os humildes e os arrogantes. Davi conclui o hino:

“O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe. Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva. 8 O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos” (versos 6 a 8).

Os últimos versos do Salmo tratam de Deus e as duas categorias de homens já introduzidas (veja os primeiros versos, acima). Deus é excelso, ou seja, elevado e sublime. Mesmo assim, ele se preocupa com os humildes, e Davi se enquadra nesse grupo. Os inimigos, porém, homens soberbos, sofrem a ira do Senhor.

Davi adorou a Deus e chamou outros a honrar o mesmo Senhor, pois ele reconheceu a grandeza do soberano Criador, que exerce domínio sobre grandes e pequenos.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA