Share Button

Salmo 26: Lavo as Mãos na Inocência

No Salmo 26, o rei Davi se apresenta na sua fidelidade, como um homem que seguia os princípios ensinados no Salmo 1. A leitura dos dois hinos juntos mostra para nós o lado didático e o lado prático do serviço ao Senhor.

O Salmo 1 abre com a descrição do homem fiel, abençoado pelo Senhor por andar na sua integridade, e continua com um contraste com os pecadores, que não têm lugar na congregação de Deus. O Salmo 26 oferece o exemplo da vida de Davi em seguir essas orientações.

“Faze-me justiça, SENHOR, pois tenho andado na minha integridade e confio no SENHOR, sem vacilar. Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos. Pois a tua benignidade, tenho-a perante os olhos e tenho andado na tua verdade” (versos 1 a 3).

As palavras de Davi não devem ser interpretadas como afirmações absolutas de fidelidade constante. Qualquer pessoa que tem lido a história da vida de Davi sabe que ele falhou várias vezes, cometendo pecados graves. Mas uma qualidade que ajudou Davi a manter sua posição respeitada foi seu desejo de estar em comunhão com Deus, uma atitude que o levou a se arrepender depois de errar. Assim, apesar dos seus sérios erros, ele continuou caminhando na integridade e obediência ao Senhor, como ele afirma nesse Salmo.

Uma das características que define um governante é a qualidade dos seus conselheiros. Davi, certamente respeitando o princípio de Salmo 1:1, recusou a se assentar com pessoas que desrespeitavam a vontade de Deus:

“Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo. Aborreço a súcia de malfeitores e com os ímpios não me assento” (versos 4 e 5).

Enquanto esse princípio é importante para reis, presidentes e governadores, foi revelado para o benefício de todos. Quando os amigos e outras pessoas influentes em nossa vida não respeitam a Deus, certamente vão nos incentivar a demonstrar a mesma rebeldia. Davi rejeitou tais influências pois desejava sinceramente a presença do Senhor. Ele continua:

“Lavo as mãos na inocência e, assim, andarei, SENHOR, ao redor do teu altar, para entoar, com voz alta, os louvores e proclamar as tuas maravilhas todas. Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste” (versos 6 a 8).

É difícil pensar em alguém na história que se dedicou mais à adoração do Senhor do que Davi. Ele se ocupou com a organização do culto nacional em Jerusalém, levando a Arca da Aliança para essa cidade, projetando e preparando materiais para a construção do templo e ordenando o serviço dos responsáveis pelo louvor. Esse rei realmente amava a habitação da casa de Deus.

Davi encerrou esse Salmo olhando além desta vida para a eternidade. Ele desejava um lugar na presença de Deus, onde não seria rodeado pelos pecadores e violentos:

“Não colhas a minha alma com a dos pecadores, nem a minha vida com a dos homens sanguinários, em cujas mãos há crimes e cuja destra está cheia de subornos. Quanto a mim, porém, ando na minha integridade; livra-me e tem compaixão de mim. O meu pé está firme em terreno plano; nas congregações, bendirei o SENHOR” (versos 9 a 12).

Davi, como qualquer pessoa que realmente busca andar com Deus, se dedicou à honra do Senhor nesta vida, esperando continuar servindo e adorando seu Criador e Redentor por toda a eternidade. Mas ele entendeu, como nós precisamos compreender, que esse privilégio de habitar com Deus depende da graça e compaixão de um Deus misericordioso que perdoa os nossos pecados.

Outros Salmos mostram que Davi esperava a vinda do Salvador. Nossa esperança depende da mesma pessoa, Jesus Cristo, “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA