Share Button

Salmo 47: O SENHOR Altíssimo é Tremendo

Os filhos de Corá, identificados como compositores no cabeçalho do Salmo 47, eram descendentes de um levita contemporâneo de Moisés (mais informações sobre Corá aqui:). Na época de Davi, e provavelmente durante algumas outras gerações, essa família teve um papel de liderança no louvor nacional em Israel. Sua composição de vários Salmos foi uma parte importante desse trabalho.

A mensagem do Salmo 47 focaliza a exaltação de Deus e a posição privilegiada do seu povo escolhido, a nação de Israel. Sua mensagem se enquadra bem no início da dinastia da casa de Davi, possivelmente durante o reinado de Davi ou seu filho, Salomão, quando o reino estava no seu auge em termos de território e prosperidade.

Em contraste com as atitudes nacionalistas evidentes no proceder e literatura dos israelitas no Antigo Testamento, esse hino demonstra um sentido de inclusão de outros povos na adoração a Deus. Todos são convocados para adorar ao Senhor porque ele é o rei de todos: “Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo. Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a terra” (versos 1 e 2).

Israel, porém, ocupa uma posição acima das outras nações. “Ele nos submeteu os povos e pôs sob os nossos pés as nações. Escolheu-nos a nossa herança, a glória de Jacó, a quem ele ama” (versos 3 e 4). A nação de Israel teve períodos bons nos quais dominava sobre alguns povos vizinhos, mas o sentido principal da sua exaltação refere-se à comunhão com Deus de um povo que recebeu uma revelação especial da vontade do Senhor. No Novo Testamento, o apóstolo Paulo frisou essa vantagem espiritual: “Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus” (Romanos 3:1-2).

O povo de Israel foi honrado por Deus, mas a glória pertence a ele. Esse cântico de louvor continua com a imagem da coroação do Rei, o próprio Deus, sendo exaltado pela nação de Israel e pelos outros povos. “Subiu Deus por entre aclamações, o SENHOR, ao som de trombeta. Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores. Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico. Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono” (versos 5 a 8).

Mesmo durante o período de 1.500 anos que a nação de Israel ocupou um lugar especial no plano de Deus, as outras nações não foram esquecidas, nem excluídas do seu domínio. Ele exerce autoridade absoluta sobre todos os povos e deve ser honrado por todos.

No Novo Testamento, essa autoridade pertence a Jesus Cristo. Depois da sua vitória sobre o pecado e a morte, Jesus disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28:18-20). Jesus merece a adoração de todas as suas criaturas: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:9-11).

O final do Salmo reforça definitivamente a abrangência universal do reino do Senhor: “Os príncipes dos povos se reúnem, o povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou gloriosamente” (verso 9). Não apenas os escolhidos descendentes de Abraão, mas todos os povos, até os mais poderosos entre eles, juntam-se para honrar o Criador, Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Enquanto esse Salmo tenha sido composto durante a dinastia terrestre de Davi, seu pleno cumprimento se realiza em Jesus Cristo, “o Soberano dos reis da terra” (Apocalipse 1:5). Todos que se submetem a Jesus têm o privilégio de participar do reino eterno do grande Senhor dos senhores!

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA