Um caso de amor caro
“Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou...” (2 Timóteo 4:10). Essa é a terceira e última citação de Demas nas cartas de Paulo. Em Colossenses 4:14, ele é mencionado como um dos que estava mandando saudações aos colossenses. Em Filemom 24, ele é citado por Paulo como um dos seus cooperadores. Agora, ele foi identificado como alguém que abandou a obra do Senhor. Leitores da Bíblia de todos os tempos passaram a conhecer Demas como um nome de vergonha. Não sabemos se seu amor pelo mundo era baseado em uma certa coisa, mas apenas sabemos que ele o amou e o que o levou a fazer. Nenhum caso de amor jamais custou mais caro. Alguns chamam o preço que ele pagou de “pagar alto pelo padrão baixo de vida”. Eu concordo, porque ele certamente desceu a um padrão mais baixo quando deixou o Senhor para andar no mundo. E apenas considere as conseqüências caras de sua decisão.
Em primeiro lugar, o que Demas fez custou sua comunhão com Deus. Relembre as palavras em Tiago 4:4 “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Então Demas não só abandonou Paulo – ele abandonou o próprio Deus! Não é de se surpreender porque, como João disse, “Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15). Sem dúvida, Demas nem os que seguem seus passos reconheceriam que são inimigos de Deus nem que não o amam – poucos já admitiram. Na verdade, muitos discípulos iludidos imaginam que estão na graça de Deus enquanto paqueram com o mundo de maneira digna e sofisticada com seus negócios e assuntos sociais. Aparência respeitável não diminui a severidade do pecado, apenas enganam os mundanos que fingem ser cristãos. Todo Demas se torna igual aos gentios de antigamente, “não tendo esperança e sem Deus no mundo”. Como Jesus perguntou, “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma...?” (Mateus 16:26).Para aqueles que pensam que o sacrifício exigido para a fidelidade custa caro demais, é só lembrar do preço da infidelidade! Amar e viver para o mundo têm o preço mais caro que o homem mortal pode pagar por alguma coisa!
Mas mesmo além de tudo que Demas fez para si machucar, considere o que seu abandono fez para a causa de Cristo. Além de ser privado de um trabalhador, também foi roubado de todo o bem que Demas poderia ter feito se tivesse permanecido fiel. Podemos apenas imaginar quantas vidas poderia ter recebido ajuda através dos seus esforços. Também podemos imaginar quantos foram desanimados e desencorajados pelo seu exemplo – principalmente entre seus irmãos mais próximos e parentes. Como todos que pecam por vontade própria, ele crucificou Cristo novamente e o expôs à ignomínia (Hebreus 6:6; 10:29). Nenhum homem pode fazer a mesma coisa que Demas sem encorajar outros a fazerem o mesmo.
Finalmente, fazer como Demas fez prejudica o mundo também. Rouba dele o gosto de justiça que é lhe dado através de vidas justas. Tira dele um bom exemplo, um que vive e ensina a verdade. Apaga mais uma luz que é tão necessária num mundo escurecido pelo pecado (Filipenses 2:15). Todo Demas que sai da verdade torna um pouco mais difícil para um Cornélio aprender a verdade – ou para um Timóteo ser criado nela. Fazer como Demas prejudica todos, não beneficia ninguém.
–por Dan Shipley
ESTUDOS BÍBLICOS PESQUISAR NO SITE MENSAGENS EM ÁUDIO MENSAGENS EM VÍDEO
ESTUDOS TEXTUAIS ANDANDO NA VERDADE O QUE ESTÁ ESCRITO? O QUE A BIBLIA DIZ?
O Que Esta Escrito?
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001,
©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003,
©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. /
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.
Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2023 Karl Hennecke, USA