Relacionamentos Importam
Do começo ao fim, a mensagem das Escrituras frisa a importância de relacionamentos entre pessoas. Deus criou o primeiro casal e estabeleceu o casamento. O casal teve filhos e formou uma família. Outras famílias foram formadas e comunidades maiores surgiram. Com tempo, cidades e até nações apareceram.
De todos os relacionamentos descritos na Bíblia, o mais importante sempre envolve Deus e as pessoas que ele criou. Antes do primeiro pecado humano, Deus andava no jardim onde Adão e Eva habitavam. Depois, ele firmou alianças importantes com outras pessoas: Noé, Abraão, Isaque, Jacó, a nação de Israel etc. Seres humanos tiveram o privilégio de estarem em comunhão com o Criador do universo. Que relação poderia ser mais importante?
No Novo Testamento, Jesus habitou entre os seres humanos e criou laços com eles. Aos apóstolos aflitos com a notícia da morte iminente de Jesus, ele disse: “Não deixarei que fiquem órfãos; voltarei para junto de vocês” (João 14:18). Jesus estendeu a outros esse privilégio de uma relação especial e íntima com Deus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (João 14:23). Não existe relação maior do que a de Cristo com os remidos, as pessoas que compõem a igreja.
É precisamente essa relação que Paulo usou para ensinar sobre o casamento!
“Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. No entanto, também quanto a vocês, que cada um ame a própria esposa como a si mesmo, e que a esposa respeite o seu marido” (Efésios 5:32-33).
Apesar de existirem vários outros relacionamentos humanos importantes, nenhum é mais importante do que o casamento. Para ajudar homens e mulheres entenderem o valor do matrimônio, Paulo usou a comunhão dos fiéis com o próprio Senhor!
Para manter sua relação com a igreja, Jesus se sacrificou. Maridos devem fazer o mesmo.
Ele continua perdoando os erros dos cristãos (1 João 1:7 – 2:2). Cônjuges devem fazer o mesmo. Quando valorizamos pessoas e relacionamentos acima de coisas e o desejo de ganhar argumentos ou defender nossa posição, aprendemos como evitar ofensas e perdoar falhas. O verdadeiro amor pelo outro nos capacita para construir relacionamentos fortes e resistentes às tempestades da vida.
Jesus ama sua esposa, a igreja, e deseja que ela fique com ele para sempre. Os casados devem seguir seu exemplo e se dedicarem à preservação do casamento para a vida toda.
-por Dennis Allan
Agora oferecemos o curso bíblico Jesus o Caminho, de sete lições, totalmente "on-line". Clique aqui para saber como fazer o curso Jesus o Caminho.
Uma série de artigos escritos por Dennis Allan introduzindo o conteúdo e o contexto histórico de cada livro da Bíblia.
Resumos dos relatos históricos do Novo Testamento preparados para ajudar professores nas aulas a serem ministradas para crianças.
Temos de buscar o ensinamento sólido da palavra de Deus
Este é um convite para estudar aquelas narrativas maravilhosas que nos convidam a olhar para o próprio coração de Deus.
Informações sobre estudos especiais em várias cidades -- talvez na sua região!
As ambições egoístas são contrárias aos princípios que devem governar o serviço espiritual.
Deus deu bebês aos pais, e estes foram encarregados da responsabilidade de criar e guiar seus filhos e equipá-los para viver em um mundo hostil. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6)
Jó (Allen Dvorak). Salmos (Dennis Allan ). Ezequiel (Dennis Allan). Daniel (Robert Harkrider). Marcos (Dennis Allan)...
Jesus estabeleceu um reino espiritual e eterno e apresentou uma constituição que define o caráter dos cidadãos desse reino.
Artigos publicados no Jornal Bom Dia – Erechim – RS (mais de 1000 artigos)