Desembaracemo-nos de todo peso e pecado

Por vezes o Novo Testamento compara a peregrinação do cristão neste mundo a uma corrida. Em 1 Coríntios 9:24,25, Paulo nos encoraja a nos esforçarmos e corrermos de tal forma a alcançarmos uma coroa incorruptível. Em Filipenses 2:12-14, o mesmo apóstolo Paulo diz que prossegue para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus.

Em Hebreus 12:1-3, o autor diz: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.”

Imagine um corredor, numa prova olímpica, correr com um peso de 5 kg amarrado ao seu corpo. Sabemos que não alcançará o prêmio. O autor de Hebreus nos encoraja a livrar-nos de todo pecado e qualquer outro peso que nos impeça de alcançarmos a coroa incorruptível.

Nessa corrida que nos está proposta não podemos carregar nada que nos atrapalhe em alcançar o alvo. Em um mundo em que somos estimulados a sermos cada vez mais possessivos, precisamos aprender a nos livrar dos nossos pecados, más companhias, maus hábitos, apegos excessivos às coisas deste mundo etc.

Pensemos nos heróis da fé mencionados no capítulo anterior de Hebreus. Abraão teve que se desapegar da família, amigos e da terra onde nasceu para obedecer ao Senhor (não que Abraão deixou de amá-los, mas amou o Senhor acima deles). Moisés teve de deixar também sua parentela, embora adotiva, no Egito e toda a sua vida de regalias e mordomias como filho da filha do faraó. Noé, com 600 anos de idade, teve que deixar para traz o mundo a fim de obedecer ao Senhor.

Devemos nos avaliar e ver se há algo que está atrapalhando essa nossa corrida. Tentar continuar a corrida sem livrar-nos do peso será em vão. Às vezes, as únicas coisas que nos impede de nos aproximar do Senhor são os pesos que carregamos. Queremos servir ao Senhor, enxergamos seu amor por nós, sabemos da nossa responsabilidade diante dele, mas estamos tão envolvidos e tão apegados com outras coisas que acabamos desfalecendo espiritualmente.

Muitas vezes o maior peso que carregamos é o peso da preocupação excessiva e da ansiedade. Esta falta de confiança no Senhor nos desanima e desalenta. O Senhor nos convida a deixá-lo carregar esse peso por nós (Mateus 6:33-34, 1 Pedro 5:7). O exemplo da nação de Judá nos ensina bastante. Em um momento adverso da nação, onde a poderosa Assíria os ameaçava, o Senhor convida o povo a confiar nele e descansar. Mas ao invés disso, o povo resolveu tomar esse peso para si e arranjar um jeito de fugir. Em Isaías 30:15 o Senhor diz que a salvação deles estava em descansarem e confiarem, mas eles não quiseram.

O Senhor nos convida a deixar esse peso com ele. Façamos o que está ao nosso alcance e foquemos na nossa corrida, pois as demais coisas ele cuidará.

E, ao mesmo tempo em que nos livramos de tudo aquilo que nos atrapalha na nossa corrida, corramos com os olhos fitos em Jesus Cristo, autor e consumador da nossa fé. Corramos lembrando-nos da cruz que ele suportou e do alto preço que ele pagou. As distrações nessa corrida serão grandes. Os “cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições” (Marcos 4:19) podem nos atrapalhar.

Por isso, consideremos atentamente o que Cristo fez por nós para que não nos fatiguemos, desmaiando em nossa alma.

-por Tomás Guidalli


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA