A frustração de alegrar-se naquilo que é instável e transitório

Vivemos em uma sociedade que nos estimula a sermos felizes. “O que importa é ser feliz”, “corra atrás daquilo que te faz feliz”. A mentalidade atual é que vivemos para isso. Pode haver uma boa intenção por trás disso, porém esses conselhos podem arruinar mais do que plenificar.

O grande problema desse incentivo é o objeto da nossa felicidade! Somos estimulados a nos alegrar naquilo que possuímos, nas coisas deste mundo. Alegrar-se em viagens, festas, relacionamentos, aquisição de carros e casas, em tempos de repouso, em filmes, jogos, esportes etc. Na verdade, não há problema em nos alegrarmos nestas coisas. O problema é quando depositamos a confiança da nossa alegria nessas coisas, quando fazemos dessas coisas a base da nossa felicidade, a nossa prioridade!

Por que este é o problema? Bom, sabemos que a vida não é feita só de viagens, tranquilidade etc. Também há, e em maior quantidade, trabalho, dores, doenças, sofrimentos, perdas, apertos financeiros, imprevistos e vários outros fatores que quebram toda a felicidade que aquela primeira lista poderia nos dar. Eis o problema! Desfrutamos, sim, de certo prazer das coisas deste mundo, mas somente quando as temos! Basta um imprevisto, um sofrimento, para nos desesperarmos e perdermos nossa felicidade.

Toda alegria que o mundo nos oferece é instável e temporária. Paulo exorta os ricos a não depositarem “a sua esperança na instabilidade da riqueza” (1 Timóteo 6:17) e o autor de Hebreus diz que Moisés abdicou dos “prazeres transitórios do pecado” (Hebreus 11:25). Instável e transitório definem bem as fontes de prazer deste mundo, sejam elas lícitas ou não.

Por outro lado, Deus nos convida constantemente a nos alegrarmos nele! Ele é o nosso criador e sabe o que de fato pode nos preencher e nos alegrar. Deus é uma fonte de alegria eterna, que não oscila e que nunca some. “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8). Deus é a nossa rocha imutável e eterna (Isaías 26:4 e Daniel 2:44-45). “Porque eu, o SENHOR, não mudo” (Malaquias 3:6). Quando colocamos nossa alegria no Senhor não há o perigo de ele sumir ou de ele falhar como as alegrias do mundo. Alegrar-se no Senhor não significa estar isento de sofrimentos e dores, mas significa conseguir alegrar-se no amor e salvação de Deus mesmo nos momentos mais sombrios deste mundo! Quando nossa felicidade está no Senhor, conseguimos admirar sua presença mesmo quando passamos pelo fogo (Daniel 3:20-26 e Salmos 46:1).

O profeta Habacuque conseguiu desfrutar dessa maravilhosa alegria. Habacuque viveu num dos períodos mais tensos da história de Judá. Além da perversidade do povo que trouxe violência e injustiça à nação, a temível Babilônia se aproximava de Jerusalém para devorá-la, queimando-a e exilando seu povo. Habacuque viveu no meio desta catástrofe e questionou se o Senhor estava a par de tudo isso e se ele não iria fazer nada (Habacuque 1:1-4). Após o diálogo que o profeta teve com o Senhor, registrado no livro de Habacuque, Habacuque é preenchido pela soberania, conforto e felicidade do Senhor e registra: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente” (Habacuque 3:17-19).

Se Habacuque depositasse a alegria dele no sucesso do plantio do seu trabalho ou nos rebanhos da sua posse, ele desfaleceria quando tais coisas desaparecessem. Porém, ao depositar sua felicidade no Senhor, “em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1:17), Habacuque pôde se regozijar até nos momentos mais delicados da vida! Que possamos nós fazer o mesmo!

-por Tomás Guidalli


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA