Deus nos ajuda a servi-lo Após a primeira ameaça contra o evangelho, Pedro e João buscam os irmãos para orarem, pedindo ajuda ao Senhor (Atos 4:23-31). No capítulo 5 de Atos vemos como Deus ouviu a oração e a respondeu, fortalecendo seus servos para o serviço.
O ápice da oração do capítulo 4 se encontra nos versículos 29 e 30, onde os discípulos reconhecem sua dependência do Senhor e pedem para que Deus lhes dê intrepidez, isto é, ousadia, coragem. No versículo 31 já vemos uma resposta do Senhor, mas ela ficará ainda mais explícita no capítulo seguinte.
Atos 5 condensa em si uma série de ameaças e dificuldades que a igreja enfrentou. Logo no começo, a igreja teve que lidar com o pecado de um casal, que levou à morte de ambos. Sem dúvidas, este caso tinha potencial para desencorajar e preocupar os apóstolos. Além da preocupação deste pecado contaminar os outros e desviar o interesse dos não crentes, perder um irmão que se deixou levar pelo pecado é triste e desencorajador.
Porém, o trecho seguinte (5:12-16) revela como os apóstolos se mantiveram firmes e animados. Eles continuavam anunciando a palavra de Deus com intrepidez como haviam pedido ao Senhor. E crescia cada vez mais aqueles que se convertiam ao Senhor. Pessoas de fora de Jerusalém vinham e ouviam a mensagem dos apóstolos.
Mas o relato continua e, nos versículos 17 a 20, revela-se uma nova ameaça aos apóstolos: os saduceus foram ao templo e os prenderam por pregarem Jesus Cristo. Mais uma ameaça com grande potencial para desencorajar os Doze. Essa já era a segunda experiência na prisão de Pedro e João e a primeira dos demais apóstolos. Havia o temor que isso se tornasse frequente e o temor das ameaças serem cada vez mais severas.
Entretanto, nenhum desses medos foi suficiente para impedir os apóstolos de testemunharem sobre Jesus. Quando o Senhor lhes envia um anjo para lhes livrar da prisão, o anjo ordena-lhes: “Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida” (Atos 5:20). Mas pregar Jesus no templo foi o motivo pelo qual os apóstolos foram presos. Voltariam os apóstolos para o templo e pregariam sobre a Vida eterna para serem presos de novo? Faria sentido isso? Não importava. Na verdade, a única coisa que importava para os apóstolos era pregar as palavras da Vida. Eles não deixaram o medo lhes desanimar, antes pregaram a palavra de Deus com intrepidez, como haviam pedido ao Senhor em oração (5:21).
E de fato, os apóstolos voltaram a ser presos pelo Sinédrio e foram julgados (5:21-40). A sentença deste julgamento foi a libertação dos apóstolos, mas não antes de serem açoitados e ameaçados verbalmente (5:40). Todavia, nem mesmo a dor física e o medo do que poderia acontecer posteriormente desanimaram os apóstolos de pregar o evangelho. Nos versículos 41 e 42 vemos que eles estavam cada vez mais animados e dedicados a pregarem Jesus Cristo no templo e de casa em casa todos os dias e sem cessar.
O que contemplamos neste capítulo de Atos é que Deus respondeu poderosamente a oração dos apóstolos em Atos 4:29-30. Mesmo eles sendo abatidos por diferentes adversidades, o Senhor constantemente os encorajava para que eles não deixassem de pregar. E essa realidade não termina neste capítulo. Nos capítulos 6 e 7, a igreja em Jerusalém continua tendo as suas dificuldades e continua crescendo no serviço ao Senhor.
Nós seremos muitas vezes golpeados com momentos difíceis que nos desencorajam de continuar o serviço a Deus. Sabendo disso, precisamos perseverar na oração incessantemente para que Deus continue nos fortalecendo e nos dando intrepidez para realizarmos o seu serviço.
O Senhor está disposto a nos ajudar nessa missão. Ele diz em Lucas 11:9-13 que tudo o que pedirmos nos será concedido e tudo o que buscarmos, encontraremos! Atos 5 é a prova desse poder da oração. Vamos pedir mais ao Senhor a sua ajuda e vamos trabalhar corajosamente para o nosso Senhor!
-por Tomás Guidalli
ESTUDOS BÍBLICOS PESQUISAR NO SITE MENSAGENS EM ÁUDIO MENSAGENS EM VÍDEO
ESTUDOS TEXTUAIS ANDANDO NA VERDADE O QUE ESTÁ ESCRITO? O QUE A BIBLIA DIZ?
O Que Esta Escrito?
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001,
©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003,
©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. /
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.
Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA