Serviço em vão

“Não subais, pois o Senhor não estará no meio de vós” (Números 14:42). Esta foi a resposta de Moisés ao povo israelita quando tentou entrar na terra prometida desrespeitando a ordem do Senhor. A Bíblia nos alerta que corremos um sério risco de trabalharmos em vão e até de servirmos a Deus em vão. Bem sério, não é? Muitos hoje querem “servir” a Deus, mas sem se preocuparem em saber o que a Palavra diz sobre como servi-lo.

Números 14 relata uma vã tentativa de conquistar a terra prometida por Deus. No contexto, Deus havia libertado o povo do Egito e o estava guiando até a terra prometida. Deus havia mandado Moisés enviar doze espias para espionar a terra. Os espias voltaram relatando que a terra era excelente, como o Senhor dissera, porém, os homens da terra eram fortes e suas cidades eram bem protegidas. Dois dos doze espias encorajaram o povo a subir e conquistar a terra. Por outro lado, os demais dez espias desencorajaram o povo dizendo que era impossível conquistá-la. O resultado foi que o povo chorou, se desanimou, desobedeceu ao Senhor, murmurou contra ele e não conquistou a terra. O povo disse “Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!” (Números 14:2).

O Senhor se irou e castigou o povo dando-lhes o que pediram: morreriam no deserto (Números 14:28-30). Porém, ao ouvir as palavras do Senhor, o povo se contristou muito. Os israelitas decidiram, então, subir e conquistar a terra, mesmo o Senhor já lhes havendo dito que não a conquistariam, mas antes morreriam no deserto. Moisés então repreende o povo, dizendo: “Por que transgredis o mandado do Senhor? Pois isso não prosperará. Não subais, pois o Senhor não estará no meio de vós, para que não sejais feridos diante dos vossos inimigos” (Números 14:41-42). O povo, porém, não obedeceu e foi ferido e derrotado pelos povos da terra.

O ponto dessa história é que se o Senhor não estiver conosco, não obteremos sucesso no nosso serviço. Salomão diz que “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmo 127:1-2). Por outro lado, Paulo diz que “no Senhor nosso trabalho não é em vão” (1 Coríntios 15:58). Ora, o que define se o Senhor está ou não conosco em nossos serviços é a nossa obediência. Se servirmos a Deus conforme o que as Escrituras nos revelam, o Senhor estará conosco e nós o agradaremos. Entretanto, se servirmos a Deus conforme aquilo que nós achamos ser certo, o Senhor não estará conosco e nós o desagradaremos.

Os israelitas tentaram conquistar Canaã desobedecendo ao Senhor, logo o Senhor não os acompanhou e, consequentemente, não obtiveram sucesso. Outro exemplo, Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tentaram servir ao Senhor com “fogo estranho” que o Senhor não havia ordenado. A consequência foi a morte (Levítico 10:1-7).

O simples fato de fazer algo ao Senhor não diz nada. Se não estivermos ligados ao Senhor, estaremos mortos e infrutíferos (João 15:1-10). E assim, qualquer serviço que achamos prestar a Deus, se revelará vão, como foi em vão o ataque dos israelitas sem o Senhor. O que nos liga ao Senhor é justamente guardar os seus mandamentos, como diz o trecho citado de João.

Amós 5:21-27 registra o desprezo do Senhor pelos sacrifícios e cânticos do povo. O povo ofertava a Deus, mas não obedeciam aos mandamentos do Senhor. As ofertas vindas desse tipo de pessoas aborrecem o Senhor, não o agradam.

Se queremos que Deus aceite nossa dedicação, se almejarmos que ele esteja conosco no nosso serviço, dediquemo-nos a conhecer mais as Escrituras, a saber como realmente agradar ao Senhor. Paulo diz em Colossenses 3:17 que tudo o que fizermos deve ser feito em nome do Senhor Jesus, isto é, conforme seus mandamentos. Que tudo o que fizermos, seja no trabalho, seja na escola, seja na igreja, seja conforme os mandamentos do Senhor e assim teremos sua companhia em tudo!

-por Tomás Guidalli


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA