Jesus: Vida e Luz

Vemos em Gênesis 1 que, no começo da Criação, a terra estava sem forma e vazia. Só havia águas sob densas trevas. Não havia vida. Deus, porém, nos seis dias da criação trata de trazer luz e vida à terra. Logo no primeiro dia, “disse Deus: haja luz, e houve luz” (Gênesis 1:3). No final da Criação, vemos uma terra bem iluminada com vários seres vivos habitando-a.

Deus trouxe vida e luz por meio de Jesus Cristo. O mundo foi criado por meio do Verbo da vida (João 1:1-2, Hebreus 1:2). Ele é a fonte de Vida e a Luz. Ele é, na verdade, a própria Vida e Luz (1 João 1:1-5).

Quando Jesus vem ao mundo, ele o encontra contaminado pelo pecado. Não há luz nem vida. Judeus e gentios viviam nas trevas, mortos em seus pecados, longe do Criador. Mas Deus quis, mais uma vez, trazer vida à terra. Por isso, enviou seu Filho ao mundo (João 8:12). Quando Jesus chega à Galileia, Mateus registra em Mateus 4:16: “o povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”. Em Isaías 42:6-7 o Senhor anuncia que enviaria seu Servo: “Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas”.

Deus é luz! Não há nada escondido aos raios da sua luz. Ele ilumina o mais íntimo da alma, desvendando as intenções de cada pessoa (Hebreus 4:12-13). Deus é luz! Tudo o que ele faz ou diz é realizado com clareza e verdade. Em Deus não há engano nem ambiguidades maliciosas. Por outro lado, Satanás tem sido enganador desde o Éden. O pecado é ambíguo e obscuro. Não há clareza nem veracidade nas obras do pecado. O pecado se apresenta como sendo uma coisa, mas depois se revela outra. Isso tudo é evidenciado na tentação da serpente em Gênesis 3. Sua fala é abstrusa, é incerta.

Deus quer alumiar cada coração que jaz nas trevas, afastado do Criador, e quer trazer vida a todos que estão mortos em seus pecados. Por isso Deus enviou Jesus, que é Vida e Luz. Deus chama cada um de nós a sair das trevas e ir para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Paulo diz em Colossenses 1:13: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Jesus Cristo chamou Paulo para ser seu apóstolo a fim de que, pelo Evangelho, convertesse os gentios das trevas para a luz (Atos 26:18).

O Senhor é luz! E ele quer que andemos, de igual forma, na luz (1 João 1:6-7). Deus quer que levemos uma vida sincera, honesta, sem ter nada do que esconder. Deus quer que lancemos fora a podridão do pecado. Jesus disse que bem-aventurados são os limpos de coração, pois estes verão a Deus (Mateus 5:8). Imagine o nosso coração como se fosse de vidro. Andar na luz é ter um coração tão limpo que Deus e as demais pessoas conseguem enxergar com clareza o que está dentro dele. Não há nada abstruso para ninguém.

Andar na luz é andar em um caminho certo. Na luz, sabemos para onde vamos, sabemos onde estamos pisando. Na luz conseguimos enxergar os tropeços e os desvios. Por outro lado, o apóstolo João nos diz que “quem está nas trevas, e anda nas trevas, não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos” (1 João 2:11). Que sensação terrível é não saber para onde vai e nem onde está. Sensação de estar totalmente perdido, o que de fato é verdade para aqueles que andam sem o Senhor. Deus quer nos mostrar o caminho que nos conduz à eternidade ao lado do nosso Criador.

E assim como Deus é luz e nele não há treva alguma, Ele quer que sejamos luz e brilhemos nesse mundo tenebroso. Confira o que Jesus disse em Mateus 5:14-16.

Não há vida nem luz longe de Jesus Cristo. Que o aceitemos em nosso coração e caminhemos lado a lado do Senhor.

“Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas” (Salmos 18.28).

-por Tomás Guidalli


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2020 Karl Hennecke, USA