Enriquecidos para Boas Obras

Já paraste para pensar como Deus nos tem enriquecido de diversas formas? Será que realmente reconhecemos que ele é a fonte de todas essas nossas bênçãos? Quão agradecidos nós temos sido? E como temos utilizado essa nossa riqueza?

Em 2 Coríntios 9:10,11 Paulo diz: “Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus” (ênfase minha).

O contexto do trecho é a oferta que Paulo estava organizando para ajudar os irmãos necessitados em Jerusalém. Deus havia enriquecido os coríntios para que eles pudessem transbordar em generosidade e assim ajudar seus irmãos na fé.

O Senhor hoje nos tem enriquecido de diversas e diferentes formas. O Senhor no tem concedido dinheiro, tempo, inteligência, bens, habilidade de falarmos outras línguas, tecnologias, a internet, acesso direto e livre às Escrituras, família, amigos e várias outras bênçãos que, se as listarmos, descobriremos que são incontáveis. O Senhor concede essas bênçãos em diferentes proporções a cada um de nós.

Nós muitas vezes falhamos em reconhecer quão abençoados nós somos. Tendemos a murmurar muito mais do que a agradecer. E muitas vezes falhamos ao achar que aquilo que temos é graças ao nosso esforço, quando na verdade é dádiva divina. Tiago 1:17 diz que toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do Pai das luzes.

Uma vez que reconhecemos essa nossa condição ricamente abençoada e que tudo isso vem de Deus, devemos render graças pelo que temos e investir tais bênçãos no serviço a nosso Deus.

Em um versículo anterior ao trecho inicialmente citado, Paulo diz: “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9:8). O Senhor nos tem dado ampla suficiência em tudo e quer que superabundemos em toda boa obra! O Senhor deseja que as bênçãos que ele envia do alto não retornem para ele sem antes frutificar em nossas vidas.

Porém, temos a tendência egoísta de sempre usarmos o que temos para nosso próprio benefício, quando na verdade, devemos usar para o Senhor, o verdadeiro doador dessas riquezas. Então, busquemos empenhar mais nossos recursos financeiros para a obra do Senhor e para ajudar os necessitados, especialmente àqueles da família da fé (Gálatas 6:9-10). Empenhemos nosso tempo em conhecer mais o Deus da Bíblia e em partilhar esse amor com os outros. Utilizemos as tecnologias que temos e a internet para coisas boas, para o serviço do Senhor, e não para coisas fúteis e abomináveis ao Senhor.

Frequentemente pensamos em dedicar algo a Deus ou ajudar os outros com o que temos de sobra. Por exemplo, “o tempo que sobrar eu dedicarei ao Senhor” ou “o dinheiro que sobrar eu o empenharei em ajudar o próximo”. Entretanto, a verdadeira entrega e generosidade vão além disso! No mesmo contexto do capítulo 9, olha o que Paulo diz sobre os irmãos da Macedônia em 2 Coríntios 8:1-5. Não obstante a tribulação deles e a pobreza deles, eles insistiram para que pudessem ajudar nessa assistência aos santos em Jerusalém. Esses irmãos entenderam a grandiosidade das palavras de Jesus: “Mais bem-aventurado é dar do que receber” (Atos 20:35).

Convido-te a parar por alguns minutos para refletir e anotar quantas bênçãos o Senhor te tem abençoado! E, ainda, a refletir de que forma as tens empenhado em tua vida. Se as tens utilizado de forma egoísta ou se as tens dedicado a Deus que é a fonte de todas elas. Que Deus nos ajude nesse exercício e que possamos transbordar em toda generosidade e boas obras, pois isto é agradável ao nosso Criador!

-por Tomás Guidalli


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2020 Karl Hennecke, USA