A Verdadeira Obediência

Qual pai não gosta que os filhos lhe obedeçam? Os filhos nem sempre entendem o porquê de obedecer aos pais, por isso é agradável a obediência acompanhada da confiança nos pais. Quando o pai exige a obediência do filho é justamente para o benefício do filho que ele o faz, mesmo o filho não enxergando isso. Nosso relacionamento filho-pai para com o Senhor é igual. A obediência é agradável a Deus. Jesus disse, inclusive, que obedecer é a forma de demonstrarmos nosso amor por ele (João 14:23). Gostaria de enfatizar o exemplo de dois homens que mostraram como a obediência plena, mesmo sem entender todo o porquê das coisas, é agradável a Deus.

Mas antes de vermos esses exemplos, gostaria de trazer uma ilustração. Imagine uma família que irá receber visitas. Os pais, então, pedem ao filho que vá à padaria comprar um bolo de laranja, um suco e uma dúzia de pães. Pensemos agora nas seguintes hipóteses:

1. O filho vai e volta com um suco, uma dúzia de pães e um bolo de milho, pois acha que a visita iria gostar mais. Isso não é obediência, mesmo que bem intencionado. E se os pais tivessem pedido bolo de laranja porque a visita era alérgica a milho? O filho não precisa entender todos os porquês dos pedidos dos pais, mas simplesmente obedecer se quer agradar-lhes!

2. O filho vai e volta com um suco, uma dúzia de pães e três bolos de laranja, pois julgou um ser muito pouco. Isso tampouco é obediência. E se o fato dos pais terem pedido um só bolo fosse porque o resto do dinheiro era necessário para arcar com outras despesas da família?

3. O filho vai e volta com o bolo de laranja e com a dúzia de pães, mas sem o suco, pois se lembrou no meio do caminho que ainda havia suco em casa e que não era necessário mais. Mais uma vez, isso não é obediência, não foi isso que os pais pediram.

4. O filho vai e volta com o bolo de laranja, um suco e uma dúzia de pães. Agora sim. Neste caso o filho obedeceu aos pais e lhes agradou!

Nos exemplos bíblicos que se seguem, observem como tais homens obedeceram em tudo e fizeram exatamente conforme o Senhor lhes pedira.

Noé foi um homem justo e íntegro, homem que achou graça diante do Senhor (Gênesis 6:8-9). O Senhor o admirava assim pela sua obediência. Noé foi chamado para construir a arca e quando o Senhor lhe deu instruções acerca da largura, altura e comprimento, e acerca do material usado e dos andares que a arca deveria ter, além de outros detalhes, “assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara” (Gênesis 6:22). Noé não sugeriu nada, não fez nada além e nem aquém, não reclamou da pesada missão mesmo estando com 600 anos. Noé simplesmente obedeceu a exatamente tudo o que o Senhor pedira, mesmo sem entender o propósito exato do que lhe estava sendo pedido. Obviamente o Senhor, por ser o Criador, deve ser obedecido. Porém, o Senhor, em pedir a obediência de Noé, estava pensando também no próprio Noé, pois ele sobreviveria ao dilúvio pela arca! Veja também o que fez Noé quando instruído acerca de colocar os animais na arca (Gênesis 7:1-5).

Pensemos em Moisés também. A Moisés foi dada a responsabilidade de liderar a construção do tabernáculo e de todos os seus utensílios. Várias ordens foram dadas acerca do tabernáculo entre os capítulos 25 e 40 do livro de Êxodo até que, no final, Moisés levanta o tabernáculo. Observe no capítulo 40 como Moisés levantou o tabernáculo. Em Êxodo 40:16 é dito que “E tudo fez Moisés segundo o Senhor lhe havia ordenado; assim o fez.” Esta fidelidade de Moisés ao Senhor é destacada mais 7 vezes no capítulo: Êxodo 40:19,21,23,25,27,29,32. Moisés, um profeta especialmente amado pelo Senhor (Deuteronômio 34:10-12), assim o era devido a sua fiel obediência a Deus!

É essa mesma obediência que o Senhor quer de nós. Todo homem que acrescentar ou retirar algo das palavras do Senhor, por mais bem intencionado que esteja, não agrada a Deus!

-por Tomás Guidalli


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2020 Karl Hennecke, USA