Trabalhos Discretos

Ao finalizar sua carta conhecida como Romanos, Paulo recomenda aos irmãos em Roma a irmã Febe, oriunda da igreja em Cencréia (Romanos 16:1). Esta irmã provavelmente seria a responsável por levar a carta que Paulo escrevera aos irmãos em Roma. Interessante pensar que grande serviço ela prestou não somente a Paulo, nem somente aos cristãos em Roma, mas também a nós e ao Senhor. A carta aos Romanos é plena de uma beleza e importância notável para nós hoje em dia. Cheia de conteúdo valiosíssimo, pontos doutrinários importantes e palavras de ânimo. Nós hoje temos essa carta, em parte, graças à irmã Febe que, com diligência e zelo, transportou-a até Roma. Mas imagino que nem passou pela cabeça dela quantos cristãos ela estaria ajudando com este simples e imperceptível trabalho.

Agora, pensemos não somente no que ela fez, mas em cada pessoa que de certa forma participou, mesmo que sem ter noção, da conservação desta carta: nos irmãos de Roma que a guardaram, nos escribas que a copiaram etc.

O que quero trazer com este exemplo é que nem sempre teremos noção do quanto nosso serviço ao Senhor pode ajudar os outros e pode ser usado para cumprir a vontade de Deus. E que nem todos os trabalhos se sobressaem da mesma forma, mas mesmo assim todos são igualmente valiosos. O trabalho de Paulo se sobressaiu muito mais do que o de Febe, mas se Febe não tivesse se esforçado em sua tarefa e, por ventura, tivesse perdido a carta, o trabalho de ambos teria sido improdutivo. Por exemplo, talvez o trabalho de um pregador ou pastor seja mais visto do que o de sua esposa, porém, se sua esposa não estivesse exercendo diligentemente seu trabalho, ele também não conseguiria exercer o seu.

O ponto é que cada trabalho que nós fazemos para o Senhor, devemos fazer bem feito, cientes “que, no Senhor, o vosso trabalho não é em vão” (1 Coríntios 15:58). Às vezes achamos um trabalho tão sem importância ou sem muito valor que nem damos bola para ele e o fazemos de qualquer forma. No Senhor, todo o trabalho é importante, independente da sua notabilidade e independente se nós o achamos valioso ou não.

Precisamos lembrar que a Bíblia está cheia de exemplos de “pequenos serviços” aparentemente infrutíferos, mas que fizeram diferença na história. A irmã de Moisés, sem saber da grandeza do que estava fazendo, simplesmente acompanhou o cesto em que Moisés estava pelo percurso do rio até chegar à filha do faraó, a quem perguntou “Queres que eu vá chamar uma das hebreias que sirva de ama e te crie a criança?” (Êxodo 2:7). Raabe, a prostituta, acolheu os espias israelitas o que lhe ajudou no princípio da conquista de Canaã. Ela não tinha noção da ajuda que estava prestando a Israel e nem que um dia seu nome estaria escrito no capítulo da fé (Hebreus 11:31). Jó morreu sem saber quantos milhares de pessoas a fé e perseverança dele ajudaram a passar pelo sofrimento.

Pequenos serviços hoje podem gerar grandes serviços no futuro. O “efeito borboleta”, comprovado cientificamente pela Teoria do Caos, diz que o bater de asas de uma borboleta na Ásia pode gerar uma corrente de ar suficiente ao ponto de formar um furacão na África, por exemplo. O simples serviço que Febe realizou há quase dois mil anos atrás trouxe consequências gigantescas para toda a era cristã.

Talvez não conseguiremos enxergar os frutos do nosso trabalho, mas sem dúvida eles existem (ou existirão). Talvez não viveremos para vê-los. Mas trabalhemos para o Senhor e confiemos nele. Além de Febe, Romanos 16 está cheio de outros exemplos de pessoas desconhecidas, mas que foram fundamentais para o serviço do Senhor. Eunice e Lóide, mãe e avó de Timóteo, respectivamente, citadas apenas em 2 Timóteo 1:5, fizeram um excelente trabalho, embora discreto, em educar Timóteo no Senhor. Vemos o fruto do trabalho delas na vida de Timóteo que serviu a várias igrejas. Portanto, façamos o nosso trabalho e o façamos bem feito.

-por Tomás Guidalli


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2020 Karl Hennecke, USA