Foi Errado o que Tamar fez com Judá?

Sim. Ela adulterou e enganou seu sogro. É importante respondermos a essa pergunta porque estamos vulneráveis a passar por Gênesis 38 e achar a atitude de Tamar correta só porque ela foi injustiçada. Vamos aprender que o fato de sermos injustiçados não nos dá o direito de pecarmos para reivindicar justiça.

Judá, filho de Jacó, tomou Tamar para ser esposa do seu primeiro filho, Er. Porém, o Senhor o fez morrer por causa da sua perversidade. Então, Judá deu seu segundo filho, Onã, a Tamar. Porém, Onã não a quis engravidar, pois sabia que o primeiro filho seria considerado descendência de seu irmão, conforme a lei da época. O Senhor, por isso, o fez morrer também. Judá tinha ainda outro filho, Selá, mas era moço ainda. Ele prometeu dá-lo a Tamar quando ele crescesse. Por ora, Tamar deveria voltar à casa de seu pai e viver como viúva até que Selá estivesse crescido.

O fato é que se passou o tempo, Selá cresceu e não foi dado a Tamar. Tamar, percebendo isso, criou uma armadilha contra seu sogro. Ela se vestiu de meretriz e se deitou com seu sogro, Judá, sem que este a reconhecesse. Passados três meses, Judá foi avisado que sua nora havia adulterado e estava grávida, e ele logo a condena, exigindo que fosse queimada. Quando, porém, ele descobre que ele é o pai da criança, diz: “Mais justa é ela do que eu, porquanto não a dei a Selá, meu filho” (Gênesis 38:26).

Eu resumi a história, que pode ser lida na íntegra em Gênesis 38. Mas o ponto é que Tamar enganou seu sogro, teve relações com ele e ainda engravidou dele. Isso tudo para alertá-lo sobre Selá e reivindicar justiça.

É verdade que Tamar foi injustiçada, enganada e esquecida, mas isso não lhe dava o direito de cometer tais absurdos como adulterar e deitar com seu sogro. Não podemos achar que somos o centro do universo e colocar nossos direitos acima da obediência ao Senhor. Antes, precisamos seguir o exemplo do próprio Senhor. Jesus foi o maior injustiçado da história, entretanto, sua reação a isso está registrada em 1 Pedro 2:21-25: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados. Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo da vossa alma.” Pedro usou o exemplo de Jesus para estimular os escravos a serem submissos aos seus senhores, mesmo se fosse necessário sofrer injustamente (1 Pedro 2:18-20). O mesmo exemplo serve para mulheres que têm que lidar com maridos complicados (1 Pedro 3:1-6). E o mesmo exemplo serve para qualquer um que está padecendo alguma injustiça. Sigamos o exemplo de Jesus, lembrando que o nosso reino não é deste mundo e que uma pátria justa e gloriosa nos está sendo preparada pelo próprio Senhor.

Outro bom modelo de perseverança ao ser injustiçado se encontra nos capítulos seguintes de Gênesis 38, a história de José. José, assim como Tamar, foi injustiçado. Ele foi falsamente acusado e injustamente preso. Entretanto, José confiou no Senhor, e “o Senhor era com José” (Gênesis 39:2,21,23). José não apelou para métodos pecaminosos para exigir seus direitos, antes, ele preferiu sofrer a injustiça com confiança no Senhor.

Para concluir, lembremo-nos do que Paulo diz em Romanos 12:21: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” Quando tentamos resolver o mal (uma injustiça) com outro mal (um pecado qualquer), estamos nos deixando vencer pelo mal. Precisamos vencer o mal (uma injustiça) com o bem (obediência a Deus).

-por Tomás Guidalli


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2020 Karl Hennecke, USA