Jeremias profetizou sobre o rei Jeconias (Joaquim) de Judá: “É homem que não prosperará nos seus dias, e nenhum dos seus filhos prosperará, para se assentar no trono de Davi e ainda reinar em Judá” (Jeremias 22:30). Foi o fim da linha. Nenhum descendente de Jeconias se sentaria no trono em Jerusalém. Houve mais um rei antes da queda da nação, mas não foi filho de Jeconias. Zedequias, seu irmão, reinou até a destruição de Jerusalém pelos babilônicos em 587/6 a.C.
Muitos hoje pregam que Jesus voltará e se sentará literalmente no trono de Davi para reinar em Jerusalém. Quando temos que escolher entre as palavras de Jeremias, um profeta escolhido por Deus, e os pregadores de hoje, devemos ficar com as palavras registradas na Bíblia! Deus nunca pretendia colocar Jesus no trono literal em Jerusalém. O reino dele é universal e o trono está no céu. Ele não estabelecerá um reino futuro terrestre, porque já está reinando! Paulo afirmou, em uma carta escrita trinta anos depois da morte de Jesus, que o reino do Senhor já existia: “Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados” (Colossenses 1:13-14).
Jesus foi descendente de Davi e de Jeconias (Mateus 1:6,11-12). Ele é rei no céu, não aqui na Terra: “Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo afirma: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés.”’ — Portanto, toda a casa de Israel esteja absolutamente certa de que a este Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo” (Atos 2:34-36).
Jesus está entronizado no céu. Nunca foi a intenção de Deus colocar seu Filho em um trono terrestre, pois nenhum descendente de Jeconias reinaria naquele trono.
O livro de Hebreus reforça essa conclusão quando afirma que Jesus, além de ser rei, é sumo sacerdote para sempre à destra do Pai (Hebreus 6:20; 8:1) e, logo em seguida, diz: “Se ele estivesse na terra, nem mesmo sacerdote seria, visto existirem aqueles que oferecem os dons segundo a lei...Mas agora Jesus obteve um ministério tanto mais excelente, quanto é também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas” (Hebreus 8:4,6).
Quando respeitamos o ensinamento do Novo Testamento, percebemos que a profecia de Jeremias não apresenta nenhuma dificuldade. Jesus já assumiu sua posição como rei e sumo sacerdote no céu.
-por Dennis Allan
ESTUDOS BÍBLICOS PESQUISAR NO SITE MENSAGENS EM ÁUDIO MENSAGENS EM VÍDEO
ESTUDOS TEXTUAIS ANDANDO NA VERDADE O QUE ESTÁ ESCRITO? O QUE A BIBLIA DIZ?
O Que Esta Escrito?
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001,
©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003,
©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. /
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.
Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2023 Karl Hennecke, USA