Imaginamos que pessoas em posições de grande poder, como presidentes e reis, seriam pessoas sábias que agem por prudência. Mas a história está repleta de casos de reis que demonstraram ignorância e, pior ainda, a tolice arrogante. Vamos considerar três exemplos bíblicos.
O Faraó do Egito
Quando Moisés voltou para o Egito como mensageiro de Deus, o rei egípcio (o faraó) era o homem mais poderoso do mundo. Ele governava um povo admirado até os tempos atuais por seu desenvolvimento nas ciências, na matemática e na engenharia. As múmias, as cirurgias, as pirâmides e outras construções do Egito evidenciam a capacidade avançada desta nação.
Apesar do sucesso deste rei e de seu povo, ele mostrou seu orgulho fatal na resposta à mensagem que Moisés entregou. Este servo de Deus pediu para o faraó permitir que o povo de Israel saísse para o deserto. “Respondeu Faraó: Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel” (Êxodo 5:2). Este rei já teve amplas oportunidades para conhecer o verdadeiro Deus. Mesmo assim, ele poderia ter mostrado a humildade de perguntar e buscar conhecimento. Mas a resposta dele mostrou a arrogância de dizer que não conhecia e não pretendia conhecer o Senhor! Deus respondeu ao desafio deste rei soberbo com sinais e uma série de dez pragas que humilharam o rei e seu povo.
Balaque, Rei dos Moabitas
40 anos depois da humilhação do rei do Egito, um outro rei tentou vencer Deus e seu povo. Desta vez, o confronto aconteceu do lado oriental do rio Jordão, onde o povo de Israel se preparou para entrar e conquistar a terra de Canaã. Balaque chamou um profeta, Balaão, para amaldiçoar o povo de Israel. Cada vez que este profeta ganancioso tentou falar contra Israel, Deus controlou as suas palavras e inverteu a mensagem para abençoar seu povo e amaldiçoar os moabitas. O rei ficou tão irado que disse para o profeta: “Chamei-te para amaldiçoares os meus inimigos; porém, agora, já três vezes, somente os abençoaste. Agora, pois, vai-te embora para tua casa; eu dissera que te cumularia de honras; mas eis que o SENHOR te privou delas” (Números 24:10-11). Imagine a arrogância de um homem ao dizer que “Eu teria dado honras e riquezas para você, mas Deus interferiu”!
Deus não castigou este povo imediatamente, mas usou Davi algumas gerações depois para derrotar os moabitas e dominar os sobreviventes como escravos (2 Samuel 8:2). Que tolice pensar que poderia vencer o próprio Senhor!
Dario, Rei da Pérsia
Intrigas políticas levam governantes a fazer leis erradas. Foi o caso de Dario, um rei que governava na Pérsia. Alguns dos seus subordinados, chamados de sátrapas, procuraram uma maneira de se livrarem de Daniel, um dos três presidentes dos sátrapas. Sabendo que era um homem fiel ao Senhor, persuadiram o rei, Dario, a fazer uma lei que proibia que qualquer sujeito fizesse petição a qualquer deus, a não ser ao próprio rei. Dario assinou a lei! Ele teve a audácia (ou talvez a ingenuidade) de tentar se exaltar acima do próprio Criador! Quando Daniel recusou obedecer a ordem do rei, este foi obrigado por lei a aplicar a punição, e Daniel foi jogado aos leões (leia o relato em Daniel 6).
Os homens tramam contra Deus e seus servos, mas é pura tolice imaginar uma vitória sobre o Rei dos reis! Deus poupou Daniel e o rei percebeu seu grave erro. Os homens que tentaram tirar Daniel da sua posição perderam suas próprias posições, e suas vidas! Eles foram jogados aos leões famintos que não haviam tocado em Daniel.
É tolice se posicionar contra Deus.
–por Dennis Allan
ESTUDOS BÍBLICOS PESQUISAR NO SITE MENSAGENS EM ÁUDIO MENSAGENS EM VÍDEO
ESTUDOS TEXTUAIS ANDANDO NA VERDADE O QUE ESTÁ ESCRITO? O QUE A BIBLIA DIZ?
O Que Esta Escrito?
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001,
©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003,
©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. /
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.
Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2023 Karl Hennecke, USA