Estudos Bíblicos

Meu Bisavô Existiu?

Conforme relatos de familiares e registros legais, meu bisavô morreu mais de 20 anos antes do meu nascimento. Mas, será que ele realmente existiu? Considere a dificuldade dessa pergunta.

Eu nunca vi meu bisavô. Eu não presenciei um ato sequer por ele realizado. Seria muito fácil assumir a posição de cético e negar a existência do meu bisavô.

Até hoje, décadas depois da morte do meu bisavô, não foi apresentado um documento sequer que reúne fatos e argumentos para defender formalmente sua existência. Não me entenda mal. Existem registros legais, outros documentos assinados por ele e objetos atribuídos a ele, pois dizem que foi um excelente marceneiro e carpinteiro. O nome dele aparece em certidões de nascimento dos seus dez filhos. Embora eu não saiba de nenhuma pessoa viva hoje que conheceu meu bisavô pessoalmente, eu já conversei com alguns que tiveram essa oportunidade. Conheci pessoalmente três dos filhos e vários dos netos dele enquanto viviam. Essas testemunhas oculares nunca acharam necessário defender a existência dele, pois foi um fato óbvio para eles.

Eu tenho convicção, sim, que meu bisavô existiu. Mesmo sem provas científicas ou filosóficas para apoiar essa convicção, tenho certeza de que ninguém conseguirá provar que ele não existiu.

Ateus e agnósticos facilmente rejeitam as evidências da existência de Deus com argumentos inadequados e absurdos. Alguns questionam por que a Bíblia começa com uma afirmação ousada (“No princípio, Deus criou os céus e a terra”) sem apresentar, primeiro, provas da existência de Deus. A resposta é simples. Da mesma maneira que meu pai, que conhecia pessoalmente meu bisavô, nunca achou necessário defender a existência desse homem, Moisés, o autor de Gênesis, conhecia Deus pessoalmente e não viu motivo de apresentar outras provas.

Moisés não foi um filósofo tentando determinar se Deus existe. Nem precisava questionar, porque ele sabia a resposta! Ele transmitiu uma revelação do Criador que ele conheceu pessoalmente. Começar com uma defesa da existência de Deus seria desnecessário e até ridículo.

Antes de morrer, meu pai deixou comigo um texto escrito por meu bisavô, objetos feitos por ele e listas genealógicas que incluem o nome dele com frequência. Antes de morrer, Moisés deixou textos escritos por Deus, mostrou coisas feitas por ele e registrou genealogias que começam com o Criador.

Meu bisavô existiu, sim. E ninguém consegue provar que Deus não existe.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2020 Karl Hennecke, USA