A minha mulher tem mania de fazer aniversário uma vez por ano, e ela gosta quando eu me lembro da data e compro um presente para ela. Imagine quando chegar o dia e ela sai do quarto para ver na mesa uma caixa bem embrulhada com um cartão em cima declarando o meu amor por ela. Com certeza, ficará feliz.
Ansiosa, ela rasga o papel bonito para ver o presente, e se depara com a caixa com foto de uma bela furadeira de 3/8, reversível, com conjunto de brocas para alvenaria, metais e madeira. Ao abrir a caixa, ela confirma que é isso mesmo e, mais ainda, vem com garantia de um ano e manual de instruções.
Quem conhece a minha mulher sabe que a alegria acabaria logo! Muitos homens (e algumas mulheres, mas não a minha) ficariam bem felizes com um presente desses. Eu ficaria feliz com esse presente (tanto que ela já comprou uma furadeira para mim). Mas, seria um péssimo presente para a minha mulher, porque ela não sente prazer em mexer com ferramentas elétricas. Para escolher um bom presente para ela, eu teria que ouvir as dicas que ela oferece para saber o que lhe agrada.
A adoração é um presente dado a Deus. Muitas pessoas e igrejas oferecem todo tipo de adoração a Deus para agradar aos fiéis e atrair outros, perdendo o foco. A adoração não é para nós. A questão não é o que agrada aos fiéis ou aos convidados numa igreja. A questão – a única questão importante – é o que agrada a Deus!
Como podemos saber o que agrada a Deus?
Precisamos ouvir o que ele diz! “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus” (1 Coríntios 2:11). Este Espírito de Deus, o Espírito Santo, tem revelado as coisas de Deus aos homens em palavras (1 Coríntios 2:13). As Escrituras, que são inspiradas por Deus (2 Timóteo 3:16-17), foram escritas por homens movidos pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:20-21).
Os servos de Cristo nos dias atuais estão sujeitos à palavra dele, não à lei de Moisés, que governava os judeus antes da morte de Jesus (Romanos 7:6; Gálatas 3:23-29; Hebreus 2:1-4; 8:6-13). Então, não podemos determinar o que Deus quer hoje pelo Antigo Testamento. Temos que estudar o Novo Testamento para entender sua vontade em nossos dias.
As pessoas que amam a Deus respeitam a palavra do Senhor. Fazem o que Jesus autoriza (Colossenses 3:17) sem ultrapassarem o que está escrito (1 Coríntios 4:6). Não ultrapassam a doutrina de Cristo, porque quem for além dessa doutrina perde sua comunhão com Deus (2 João 9).
É importante entender que o Novo Testamento ensina, principalmente, por meio de permissão, e não proibição. Já imaginou o tamanho da Bíblia se Deus tivesse dado uma lista completa de todas as coisas proibidas?
Hebreus 7:11-14 mostra que Deus revela o que é permitido. A Bíblia não é um livro de proibições das coisas que Deus não autorizou. O argumento do autor de Hebreus se baseia no sistema de sacerdotes do Antigo Testamento. Moisés nunca atribuiu sacerdotes à tribo de Judá. O fato de ele autorizar sacerdotes levíticos automaticamente excluiu sacerdotes de outras tribos. Quando Jesus, sendo da tribo de Judá. se tornou sacerdote, ele mudou ou removeu a lei de Moisés. Ele, como Deus e o vencedor sobre a morte, tinha esse direito (veja Mateus 28:19-20).
Hoje, vivemos sujeitos à Nova Aliança de Cristo, a “lei perfeita, a lei da liberdade” (Tiago 1:25). Se fizermos o que Deus não autorizou, estaríamos mudando ou removendo a lei do Senhor. Nós não temos este direito! Por amor a Deus, vamos dar somente presentes que lhe agradam.
–por Dennis Allan
ESTUDOS BÍBLICOS PESQUISAR NO SITE MENSAGENS EM ÁUDIO MENSAGENS EM VÍDEO
ESTUDOS TEXTUAIS ANDANDO NA VERDADE O QUE ESTÁ ESCRITO? O QUE A BIBLIA DIZ?
O Que Esta Escrito?
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001,
©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003,
©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. /
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.
Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2023 Karl Hennecke, USA