Estudos Bíblicos

Consolado ou Apavorado?

Davi, segundo rei de Israel e antepassado de Jesus, escreveu a maioria dos Salmos registrados no Antigo Testamento. São algumas das mais profundas expressões do desejo de um homem que procura alcançar e manter a comunhão com seu Criador. A reflexão sobre os Salmos de Davi estimula em nós uma vontade maior de andar com Deus.

No Salmo 139:1-10, Davi expõe seu coração ao Senhor e acha conforto em saber do conhecimento total que Deus tem das suas criaturas. Ele escreveu:

SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.

Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.

Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.

Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?

Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.

Quando Davi buscava a comunhão com o Senhor, os atributos divinos de onipresença (Deus está em todos os lugares) e onisciência (Deus vê tudo) foram motivos de grande conforto. Deus cuidaria dele em toda e qualquer circunstância. Ele não conseguia imaginar nenhum lugar no universo onde Deus pudesse se esquecer dele.

200 anos depois de Davi, Deus usou palavras parecidas em uma mensagem profética comunicada por meio de Amós. Mas o foco em Amós é do outro lado da mesma questão. O conceito de Deus onisciente é confortante para aqueles que realmente buscam sua presença e que não temem seu julgamento. Mas, para pessoas que desrespeitam o Senhor, o mesmo conceito se torna absolutamente assustador! Considere as palavras duras de Deus dirigidas aos rebeldes de Israel em Amós 9:2-4 –

Ainda que desçam ao mais profundo abismo, a minha mão os tirará de lá; se subirem ao céu, de lá os farei descer. Se se esconderem no cimo do Carmelo, de lá buscá-los-ei e de lá os tirarei; e, se dos meus olhos se ocultarem no fundo do mar, de lá darei ordem à serpente, e ela os morderá. Se forem para o cativeiro diante de seus inimigos, ali darei ordem à espada, e ela os matará; porei os olhos sobre eles, para o mal e não para o bem.

As palavras são praticamente as mesmas e afirmam o mesmo fato: Deus vê os homens em todos os lugares. Não há lugar para se esconder ou fugir dele. O mesmo fato que é confortante para alguns traz terror ao coração de outros.

Se perguntasse para esses mesmos israelitas, diriam que a presença do Senhor é boa e desejável. Até buscavam o Dia do Senhor. Porém, Deus mostrou que se enganavam, pois a vinda dele seria ruim para eles: “Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz. Como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostando a mão à parede, fosse mordido de uma cobra. Não será, pois, o Dia do SENHOR trevas e não luz? Não será completa escuridão, sem nenhuma claridade?” (Amós 5:18-20).

Da mesma maneira, é comum ouvir comentários que sugerem a convicção de estar com Deus e a vontade de estar sempre protegido por ele. Mas quando refletimos sobre as nossas atitudes para com o Senhor, se torna necessário responder honestamente a uma pergunta: Saber que Deus acompanha tudo na nossa vida é motivo de alegria e conforto, ou fato assustador?

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA