Estudos Bíblicos

A Vinha Decepcionante

Atualmente, apenas um terço dos trabalhadores no mundo ganham seu sustento na indústria agropecuária. Mas até poucas décadas atrás, a maioria das pessoas trabalhava nos campos e entendia muito bem o mundo da agricultura. Por esse motivo, muitas das parábolas e ilustrações encontradas nas Escrituras usam circunstâncias comuns desse mundo rural.

Um exemplo que aparece várias vezes na Bíblia é a história de um homem que cultiva uvas. A figura de uma vinha é usada frequentemente para representar o povo escolhido de Deus, a nação de Israel. Asafe dirigiu suas palavras ao Senhor quando descreveu a origem do povo escolhido: “Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste. Dispuseste-lhe o terreno, ela deitou profundas raízes e encheu a terra” (Salmo 80:8-9).

A vinha de Israel no período do Antigo Testamento, porém, decepcionou seu dono. Isaías descreve a nação de Israel como uma vinha cultivada pelo Senhor (Isaías 5:1-7). Apesar de todo o esforço do dono, a vinha só produz uvas bravas, e o dono decide destruí-la. Foi uma mensagem profética sobre o castigo da nação, cumprida quando Deus trouxe uma nação pagã contra seu povo escolhido para destruir quase toda a casa de Israel.

Um século depois de Isaías, um outro profeta importante empregou a mesma linguagem para falar da decepção de Deus com a nação de Judá: “Eu mesmo te plantei como vide excelente, da semente mais pura; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, como de vide brava?” (Jeremias 2:21). Nesse livro, Deus culpa pastores infiéis por esse estado péssimo do seu povo: “Muitos pastores destruíram a minha vinha e pisaram o meu quinhão; a porção que era o meu prazer, tornaram-na em deserto” (Jeremias 12:10).

Mas, ao mesmo tempo que viu a vinha decepcionante de Israel, Deus ainda olhava para um futuro glorioso de comunhão com seu povo: “Naquele dia, dirá o SENHOR: Cantai a vinha deliciosa! Eu, o SENHOR, a vigio e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia eu cuidarei dela” (Isaías 27:2-3).

Quando Jesus avaliou a nação de Israel, 700 anos depois de Isaías, ele ainda não encontrou a vinha boa e produtiva que Deus desejava. A parábola dos lavradores maus, relatada em Mateus 21:33-46, juntou os principais elementos das ilustrações de Isaías 5 e Jeremias 12 para explicar o motivo da ira de Deus com a nação e, especialmente, os líderes religiosos. Ao invés de voltarem para Deus arrependidos, esses líderes buscaram um momento oportuno para prender e matar Jesus!

Jesus, porém, não desistiu! Mesmo quando os líderes influentes lhe rejeitaram, ele continuou apelando às pessoas humildes e honestas. Mais e mais pessoas se tornaram discípulos de Jesus, e ele falou do seu laço forte com esses fiéis nos mesmos termos da vinha: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.... Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:1,5).

A vinha de Deus, no Novo Testamento, não é composta de uma nação com território geográfico, nem de pessoas com os mesmos antepassados carnais. Jesus é a videira, e cada indivíduo que continua servindo a ele com fidelidade faz parte da videira. Você e eu temos o privilégio de nos tornarmos ramos e permanecer na videira para toda a eternidade!

Precisamos ter cuidado! Da mesma forma que a nação privilegiada no Antigo Testamento abandonou o Senhor e perdeu seu lugar na presença de Deus, nós corremos o risco de sermos rejeitados. A escolha é nossa. Jesus continuou: “Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” (João 15:6-8).

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2023 Karl Hennecke, USA