Estudos Bíblicos

Jesus Estava Lá na Criação

Na teologia prática que domina o nosso mundo egoísta, Jesus Cristo tem sido reduzido a uma máquina de vendas. Muitas igrejas incentivam a participação em atos religiosos por motivos puramente egocêntricos e materialistas. Pastores arrogantes tratam Jesus Cristo como um mero garoto de recados, obrigado a trazer e entregar tudo que eles exigem.

Em outras tendências religiosas, a humanidade de Jesus é enfatizada tanto que a divindade desaparece. Muitos livros publicados recentemente têm como propósito oferecer novas definições de um Jesus mais humano, menos perfeito e menos divino.

Precisamos, urgentemente, voltar para o livro que revela as verdadeiras características de Jesus Cristo para admirar sua grandeza e glória. Não é preciso baixar Jesus para o nosso nível, pois ele já fez isso na sua encarnação: “pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou...” (Filipenses 2:6-8). Seria um erro fatal, porém, imaginar que Jesus seja igual a nós, ou pensar que ele ocupe uma posição quase igual a nossa.

A nossa esperança da salvação depende do respeito devido a Jesus. Devemos honrar Jesus da mesma maneira que honramos o Pai. Cristo disse: “... a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou” (João 5:23). Jesus merece a honra devida ao Pai porque ele participa da mesma natureza divina. Jesus é descrito como o Verbo quando João diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1).

A distância entre Jesus e nós é a diferença entre o Eterno Criador e criaturas temporais. Nós passamos a existir, mas Jesus sempre existia. Nós somos seres humanos criados por Deus. Jesus é Deus, que nos criou! Como nosso Criador, ele merece adoração, reverência e obediência.

Jesus tentou corrigir o entendimento errôneo dos judeus do primeiro século quando afirmou sua própria divindade. Ele se identificou como “EU SOU” (João 8:24), a mesma descrição usada por Deus quando falou com Moisés 1.500 anos antes (Êxodo 3:13-14). Para tirar qualquer dúvida sobre o sentido das suas palavras, Jesus fez um contraste com Abraão, que havia morrido 1.800 anos antes. Os judeus, não aceitando o ensinamento sobre sua eternidade, questionaram e rejeitaram suas afirmações. Considere esta divergência, começando com as palavras de Jesus: “Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se. Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo” (João 8:56-59). Não tentaram matar um louco que acreditou ter nascido 2.000 anos antes; eles tentaram matar um homem que afirmou ser eterno, que se diz divino!

A linguagem que Jesus usou nessa troca com os judeus foi paralela a uma afirmação semelhante no Antigo Testamento. Moisés escreveu em louvor a Deus: “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Salmo 90:2).

Antes do universo passar a existir, o eterno Deus já existia. E antes de Abraão passar a existir, Jesus, o eterno Deus, já existia!

Se essa afirmação de Jesus é mentira, ele não passa de um blasfemador que merece a rejeição total. Nesse caso, os judeus teriam agido corretamente.

Mas se ele falou a verdade, Jesus merece ser honrado como o eterno Deus, criador dos céus e da terra. Esse é o ensinamento das Escrituras. Jesus estava lá na criação, e ele criou todas as coisas (Colossenses 1:16-17).

Jesus é o Cordeiro que recebe a adoração dos milhões, tanto no céu como na terra: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Apocalipse 5:12).

–por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2023 Karl Hennecke, USA