Estudos Bíblicos

Moabe, Amom e Sodoma

A história da antiga cidade de Sodoma é triste e feia. Deus falou com Abraão, um homem fiel e dedicado, sobre a iniquidade de Sodoma, a cidade onde Ló, o sobrinho de Abraão, morava. “Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito” (Gênesis 18:20). Quando Deus não encontrou nem dez homens justos na cidade toda, ele mandou enxofre e fogo do céu para destruí-la (Gênesis 19).

Três residentes de Sodoma escaparam dessa destruição: Ló e suas duas filhas. Essas filhas, porém, ainda não confiavam no Senhor e cometeram um grave pecado logo depois de sairem da cidade. Fizeram seu pai ficar bêbado e tiveram relações com ele para engravidarem. As duas ficaram grávidas e tiveram filhos que se tornaram pais das nações de Moabe e Amom, povos que ocupavam territórios ao leste do rio Jordão. Durante séculos, os moabitas e amonitas foram inimigos dos israelitas, a nação escolhida e guiada especialmente por Deus.

Vários dos profetas do Antigo Testamento citaram os moabitas e amonitas, quase sempre em mensagens de julgamento e castigo por causa dos pecados desses povos. Isaías, Jeremias e outros pronunciaram as sentenças divinas contra essas nações e outras.

Uma sentença especialmente interessante se encontra em Sofonias, o livro de um profeta que pregou mais de 600 anos antes de Cristo. Deus disse, por meio desse servo: “Ouvi o escárnio de Moabe e as injuriosas palavras dos filhos de Amom, com que escarneceram do meu povo e se gabaram contra o seu território. Portanto, tão certo como eu vivo, diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom, como Gomorra, campo de urtigas, poços de sal e assolação perpétua; o restante do meu povo os saqueará, e os sobreviventes da minha nação os possuirão” (Sofonias 2:8-9).

Os moabitas e amonitas foram os únicos descendentes, citados na Bíblia, dos sobreviventes de Sodoma, e seu destino seria o mesmo que veio sobre aquela cidade!

O castigo determinado por Deus contra Moabe e Amom ilustra bem um fato que deve servir de alerta para todos. Mesmo depois de ser libertado do pecado e das suas consequências, é possível voltar à má conduta e ainda receber a merecida punição.

Não somos moabitas e amonitas, mas devemos aprender a lição do castigo daqueles povos. Da mesma forma que Deus tirou algumas pessoas de Sodoma, ele nos oferece a libertação dos nossos pecados. A doutrina do Novo Testamento, o evangelho de Jesus, oferece a liberdade para os pecadores. Jesus disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará . . . Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:32,36). Paulo escreveu: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13) e “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna” (Romanos 6:22).

Poderia acontecer conosco a mesma coisa que aconteceu com Moabe e Amom? Depois de receber o perdão e a libertação dos nossos pecados, seria possível voltar ao pecado e receber o castigo divino? Paulo disse que sim! Ele escreveu: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” (Gálatas 5:1). Pedro concordou com ele: “Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal” (2 Pedro 2:20-22).

Não sejamos enganados por falsos mestres. É preciso vigiar e permanecer fiel para receber o dom da vida eterna.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2023 Karl Hennecke, USA