Estudos Bíblicos

Deus: De Eternidade a Eternidade

Quando eu era jovem, ouvi uma pessoa tentar explicar a eternidade. Pediu para imaginar um passarinho voando da Terra até a Lua (uma distância de mais de 350.000 km), andando (não voando) até fizer uma volta completa da Lua (cuja circunferência equatorial mede quase 11.000 km), depois voltando para a Terra. Daí, a pessoa continuou, o passarinho repetiria a viagem inúmeras vezes até tiver andado tanto na mesma trilha que partiria a Lua pelo meio. Quando fizer isso, ela falou, a eternidade teria apenas começado!

Tudo bem, eu sei que pássaros não voam no espaço, não sobrevivem na Lua, e que seria impossível um pássaro partir pelo meio o satélite que reflete para nós a luz do Sol. Foi apenas uma maneira fascinante de ilustrar um fato inegável: conceitos como infinidade e eternidade excedem a capacidade de compreensão das nossas mentes finitas. Podemos até falar sobre a noção de algo que não tem começo, fim ou limite, mas as nossas comparações com coisas finitas sempre voltarão às nossas próprias limitações.

A eternidade não é um período longo, é um conceito que vai além do tempo e que não pode ser sujeito à medição. É apresentada na Bíblia em dois sentidos. No sentido que podemos descrever como a eternidade futura, as Escrituras ensinam que o homem pode participar dessa existência, gozando a vida eterna por meio de Jesus Cristo. João 3:16, talvez o versículo mais conhecido desse relato do evangelho, diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Jesus e os autores dos livros do Novo Testamento falaram dezenas de vezes sobre essa vida eterna, o nosso objetivo.

As Escrituras falam de outro sentido da eternidade que pertence exclusivamente a Deus, o que podemos descrever, em termos que as nossas mentes compreendem melhor, como a eternidade passada. Animais, homens, anjos e quaisquer outras criaturas tiveram início, passaram a existir. Mas uma característica que separa o Criador das criaturas é a eternidade daquele. Moisés escreveu: “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Salmo 90:2).

Por diversas vezes, as Escrituras frisam a existência ilimitada de Deus. Ao mesmo tempo, enfatizam que seus atributos são, também, eternos. Deus é o mesmo agora que era 5.000 anos atrás e que era antes de criar o mundo. Ele sempre será o mesmo. As qualidades dele nunca mudam. Davi pediu perdão, baseado no eterno caráter de Deus: “Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade” (Salmo 25:6).

Deus é santo (Isaías 6:3; Apocalipse 4:8). Sempre foi e sempre será santo. Sua perfeita santidade não permite que minta (Hebreus 6:18). Por causa da santidade eterna de Deus, a sua ira permanece sobre os rebeldes (João 3:36).

Deus é amor (1 João 4:8). Sempre foi e sempre será amor. Por isso, Davi contava com a misericórdia e a bondade eternas. Foi o ponto do próprio Senhor quando poupou seu povo da destruição merecida: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” (Malaquias 3:6).

Homens são instáveis. Prometem uma coisa, mudam de ideia e não cumprem sua palavra. Mas quando o eterno Deus promete, ele cumpre sua palavra. A bondade de Deus para com os homens não tem limite, porque faz parte de quem ele é: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1:17).

Nesse sentido da confiança nas promessas de Deus, o autor de Hebreus reconhece o mesmo atributo da eternidade em Jesus: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8). O ponto não é que Deus sempre usa os mesmos meios e métodos no seu trabalho, e sim que o caráter dele nunca altera, pois de eternidade em eternidade, é Deus!

Toda a criação física passará, mas o Criador continua sendo o mesmo (Hebreus 1:10-12).

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2023 Karl Hennecke, USA