O profeta Isaías, um dos mais conhecidos da história do povo judeu, foi ativo no final do oitavo século antes de Cristo. O pano de fundo das suas mensagens foi a queda da nação do Norte (Israel) à Assíria. Isaías usou a causa perdida de Israel para chamar sua irmã ao sul, a nação de Judá, ao arrependimento. Enquanto Judá havia cometido muitos dos mesmos pecados que levaram à destruição de Israel, ainda houve a possibilidade desse povo se arrepender e voltar para o Senhor. Mas, teriam de corrigir condutas erradas e evitar procedimentos que provocavam a ira de Deus.
Em Isaías capítulo 5, o profeta apresenta uma série de seis ais (avisos) sobre atitudes que trariam o castigo divino contra o povo. Os princípios apresentados nesses avisos servem para nos alertar sobre condutas perigosas dignas do julgamento divino. Os sábios aprendem dessas palavras escritas mais de 2.700 anos atrás. Consideremos os avisos contra:
(1) Os que praticam a injustiça e não respeitam os direitos dos outros (Isaías 5:8-10). Quando ele fala de ajuntar casas e campos e ficar como os únicos moradores no meio da terra, Isaías trata de práticas claramente proibidas pela Lei do Antigo Testamento, que governava os judeus. O patrimônio de uma família não podia ser vendido ou tomado por outra. Hoje, Deus permite a compra e venda de terrenos e casas, mas não temos o direito de simplesmente tomar propriedades que não nos pertencem.
(2) Os que vivem festejando e não dão importância a Deus (Isaías 5:11-17). Isaías condenou as pessoas que viviam curtindo a vida, bebendo e se divertindo, sem considerarem as grandes obras do Senhor. Isaías escreveu três séculos antes de surgir a filosofia formal do hedonismo, que considera a busca do prazer a principal motivadora e maior objetivo da vida humana, mas ele claramente refuta qualquer filosofia que eleva o prazer humano acima do serviço a Deus. O homem vive para temer e obedecer a Deus, não para satisfazer todos os seus próprios desejos (Eclesiastes 12:13).
(3) Os malfeitores arrogantes que não acreditam no julgamento divino (Isaías 5:18-19). Isaías descreve pessoas que buscam a injustiça e o pecado e desafiam o próprio Senhor, efetivamente negando o conceito da justiça de Deus. Quantos ateus têm desafiado seu Criador com palavras como: “Se Deus existe, peço que ele me mate agora”? Podemos ignorar e negar as abundantes evidências de um Criador inteligente e benéfico, mas a insensatez dos nossos raciocínios limitados não altera os fatos. Todos que vivem negando a existência de Deus e seu poder de ver e julgar seus atos ainda terão de encarar seu Criador (Salmo 53:1-2).
(4) Os que invertem os princípios de Deus para justificar o pecado e condenar o bem (Isaías 5:20). Nossa cultura reflete exatamente a atitude que Isaías condenou. Pessoas que pervertem a ordem moral estabelecida por Deus recebem apoio popular, e aqueles que fazem como Isaías e defendem os princípios revelados pelo eterno Deus recebem fortes críticas.
(5) Os que se acham sábios (Isaías 5:21). O problema fundamental da rejeição da vontade de Deus é a arrogante exaltação do raciocínio humano. Argumentos filosóficos são inventados e reproduzidos para convencer outros que Deus não existe e que seus preceitos não têm importância nenhuma. Palavras persuasivas de um homem ou outro servem para rejeitar as evidências apresentadas e defendidas por centenas de testemunhas ao longo de séculos. A arrogância humana luta contra a necessidade da humilde submissão à vontade do Ser Superior que nos criou.
(6) Os que são exaltados por sua perversidade (Isaías 5:22). Uma sociedade que trata como corajosos heróis aqueles que se entregam às suas próprias vontades, rejeitando os princípios morais que governam o homem desde sua criação está destinada ao mesmo triste declínio que Deus reservou para Israel e Judá. Fazer o que eu quero não demonstra nenhuma integridade ou caráter. Exercer autodomínio e subordinar a minha vontade aos interesses dos outros, e especialmente à vontade de Deus, demonstra caráter.
Quando Isaías profetizou 700 anos antes de Cristo, seu povo errava gravemente e caminhava para a destruição. A nossa sociedade faria bem se ouvisse os avisos que ele deu. Precisamos voltar para o nosso Criador!
-por Dennis Allan
ESTUDOS BÍBLICOS PESQUISAR NO SITE MENSAGENS EM ÁUDIO MENSAGENS EM VÍDEO
ESTUDOS TEXTUAIS ANDANDO NA VERDADE O QUE ESTÁ ESCRITO? O QUE A BIBLIA DIZ?
O Que Esta Escrito?
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001,
©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003,
©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. /
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.
Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2023 Karl Hennecke, USA