Estudos Bíblicos

As Decisões de Uma Igreja sobre Casamentos “Inter-raciais”

Uma história verídica e relativamente recente serve para nos alertar sobre abordagens erradas a questões importantes.

Em 2011, uma pequena congregação da denominação conhecida como Free Will Baptist Church (Igreja Batista de Livre Arbítrio) provocou fortes reações e chamou a atenção da mídia. Na comunidade rural de Gulnare no estado de Kentucky, EUA, 15 pessoas votaram sobre uma questão de aceitar ou não, na sua igreja, casamentos “inter-raciais”.

Por uma margem de 9 a 6, a congregação decidiu rejeitar membros em casamentos “inter-raciais”. A decisão provocou uma polêmica dentro da congregação e na sua denominação, e apareceu como manchete em grandes jornais e reportagens de emissoras de televisão. Poucos dias depois, a igreja anulou a decisão.

Não faço parte dessa denominação, nem de qualquer outra (procuro ser apenas um cristão, sem me submeter a nenhuma organização religiosa humana), e não tenho motivo para defender nem atacar as decisões daquele grupo. Quero apenas usar o exemplo para ilustrar perigos comuns em decisões sobre assuntos espirituais.

A decisão original foi reflexo das preferências políticas de alguns e interpretações bíblicas equivocadas por parte de outros. Mesmo no século 21, há pessoas dominadas por preconceitos raciais que levam à discriminação em vários âmbitos. Mas, seria um exagero e distorção explicar a decisão como apenas a opinião majoritária em um pequeno grupo de pessoas socialmente atrasadas de uma região isolada. Outra influência na decisão foi um entendimento equivocado das Escrituras. Um dos erros foi ignorar o ensinamento do Novo Testamento sobre o assunto. Pedro ensinou que, na questão de discriminação racial, “Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34). Paulo afirmou que Deus “de um só fez toda a raça humana” (Atos 17:26). A pequena igreja em Gulnare cometeu o mesmo erro que é repetido em púlpitos no mundo inteiro todos os dias. Voltaram ao Antigo Testamento e distorceram seu ensinamento. Na lei dada aos hebreus, Deus exigia uma separação espiritual e, por isso, proibiu casamentos entre os israelitas e pessoas de outras nações. Mas o ponto foi espiritual, e não uma distinção racial (Deuteronômio 7:3-5; Êxodo 34:10-17). Mesmo sob aquela lei, pessoas que se converteram para servir o mesmo Deus foram aceitas para o casamento (veja a história de Rute). O erro em Gulnare pode ser mais repugnante, mas vem da mesma raiz dos erros comuns das igrejas hoje que ignoram o Novo Testamento e distorcem o Antigo para justificar práticas e doutrinas sobre o dízimo, os sacerdotes, os modos de adoração etc.

O que levou a igreja a anular sua decisão? Não duvido da possibilidade de algumas pessoas serem persuadidas do seu erro por bons ensinamentos bíblicos, mostrando que o homem não deve rejeitar aqueles que Deus aceita. Mas, o principal ímpeto na mudança da decisão foi política e não espiritual. A opinião pública (correta neste caso, como já observamos pelos ensinamentos do Novo Testamento) pressionou a denominação e a congregação local, e a decisão foi mudada.

Um erro levou a outro. Uma decisão tomada pela preferência política de uma pequena população em um local isolado levou a outra decisão tomada por causa da preferência política de uma população maior. Seres humanos criaram doutrina, e seres humanos alteraram doutrina.

O problema maior com toda essa confusão é que homens se colocaram na posição de Deus. O Senhor nunca pediu para decisões doutrinárias serem tomadas por votações. Ele não autorizou a criação de denominações para resolver questões e exigir a conformidade das suas congregações. Toda a autoridade reside com Jesus Cristo (Mateus 28:18-20). A sua palavra é o único é último padrão de julgamento (João 12:48). Não temos direito de mudar nada que ele fala, mesmo se a opinião pública gritar de todos os cantos. É possível para todos os homens estarem errados, mas Deus nunca erra (Romanos 3:4,23).

Não cabe a nós decidir o que é certo e errado. Cabe a nós aprender e fazer o que Jesus mandou.

-por Dennis Allan


ESTUDOS BÍBLICOS       PESQUISAR NO SITE       MENSAGENS EM ÁUDIO      MENSAGENS EM VÍDEO     

ESTUDOS TEXTUAIS      ANDANDO NA VERDADE     O QUE ESTÁ ESCRITO?      O QUE A BIBLIA DIZ?

 

O Que Esta Escrito?
 
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
 Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970

Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. / 
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.

Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2023 Karl Hennecke, USA