O livro de Salmos servia como o principal hinário do povo de Israel no período do Antigo Testamento. O livro inclui salmos que descrevem circunstâncias específicas e outros preparados para ocasiões especiais. Muitos dos salmos, porém, serviam para uso na adoração em qualquer momento. O cabeçalho do Salmo 92 sugere que esse cântico foi para uso geral nos cultos de sábado, o dia especial de louvor no Antigo Testamento, e seus primeiros versos falam de louvor em qualquer hora.
O hino abre com declarações de louvor para Deus, expressando adoração em todos os momentos: “Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade, com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa” (versos 1 a 3).
Os próximos versos afirmam a dignidade de Deus como o objeto de louvor: “Pois me alegraste, SENHOR, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!” (versos 4 e 5).
Depois de declarar a posição de Deus como o único digno de adoração, o resto do Salmo divide as pessoas em duas categorias: (1) Os insensatos pecadores que se colocam como inimigos do Senhor e (2) os justos que encontram seu lugar permanente na presença de Deus.
Os inimigos de Deus não reconhecem a grandeza dele e nem a sua própria fragilidade (versos 6 e 7). Qualquer prosperidade que têm é temporária, pois a destruição os espera, por serem adversários do eterno e exaltado Senhor (versos 7 a 9). O autor desse Salmo entendeu um fato que frequentemente ignoramos: pecar não é apenas quebrar alguma regra impessoal; é ofender o eterno Criador. Deus nos fez para obedecer, servir e adorar a ele nesta vida e por toda a eternidade. Quando nos rebelamos contra o Senhor, negamos nosso próprio propósito e rejeitamos aquele que nos deu vida.
A segunda categoria de homens honra o Criador e encontra sua proteção nele. A força e glória dos servos do Senhor vêm dele (verso 10), pois ele dá aos fiéis a vitória sobre seus inimigos (versos 10 e 11). Aqui, observamos outro fato encontrado várias vezes nas Escrituras, especialmente nos Salmos: os inimigos de Deus são os inimigos dos seus servos, também. Não há lugar na vida do cristão para vingança própria, mas Deus promete a justiça, como o apóstolo Paulo ensinou: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Romanos 12:17-19).
Em contraste com os injustos que são dispersos e destruídos, os justos são estabelecidos firmemente. Estes são como árvores grandes e fortes (verso 11), mas aqueles são como ervas que perecem logo (verso 7). Os justos encontram seu lugar na presença de Deus, plantados na sua casa louvando a sua justiça (versos 13 a 15), enquanto os ímpios são espalhados e banidos da presença do Senhor (versos 7 e 9).
Séculos depois da composição desse Salmo, Paulo frisou a certeza dessa distinção eterna: “se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho)” (2 Tessalonicenses 1:6-10).
A escolha é nossa: ser dispersos e destruídos ou plantados para sempre na casa do Senhor!
-por Dennis Allan
ESTUDOS BÍBLICOS PESQUISAR NO SITE MENSAGENS EM ÁUDIO MENSAGENS EM VÍDEO
ESTUDOS TEXTUAIS ANDANDO NA VERDADE O QUE ESTÁ ESCRITO? O QUE A BIBLIA DIZ?
O Que Esta Escrito?
©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001,
©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Andando na Verdade
©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003,
©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008
Redator: Dennis Allan, C.P. 500 -- Jarinu – SP -- CEP: 13240-970
Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho. /
All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work.
Estudos Bíblicos
estudosdabiblia.net
©1995-2017 Karl Hennecke, USA